Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, Redação Sindserv Santo André
Publicação: 22/09/2020
card Mídia Consulte
Sem dialogar previamente com os professores, a Secretaria de Educação de Santo André divulgou um comunicado na segunda-feira (21) que pegou todos os educadores de surpresa e deixou preocupado o Sindserv Santo André.
Segundo o comunicado enviado às chefias das escolas, será realizado um “inquérito Epidemiológico” com a testagem de COVID-19 dos alunos da rede municipal de ensino entre 04 e 10 anos e EJA.
Neste primeiro momento seriam testados 300 alunos do infantil das escolas Machado, Reverendo e Chico Mendes nos dias 23, 24 e 25 de setembro.
“A testagem de alunos ocorrerá por amostragem, de maneira a contemplar todas as regiões do município. As unidades escolares participantes foram selecionadas e indicadas pela Secretaria Municipal de Saúde”, informa o comunicado da Secretaria de Educação.
Essa “testagem” em cima da hora é preocupante e levanta as suspeitas da intenção do governo Paulo Serra (PSDB) em querer antecipar a volta às aulas neste ano.
Importante destacar que em resposta aos questionamentos do Sindicato sobre as precárias condições dos educadores andreenses no trabalho remoto e à situação insalubre dos operacionais, a SE confirmou a suspensão das atividades escolares até o final do ano letivo de 2020. (confira a resposta abaixo)
“A suspensão das aulas presenciais tem como premissa básica a não aglomeração de pessoas em cada sala de aula nos ambientes escolares”, cita trecho do documento da SE enviado ao Sindicato.
TESTAGEM PARA TODOS SERVIDORES NA EDUCAÇÃO FINALMENTE ACONTECERÁ
Após cobrança do Sindicato, a Prefeitura anunciou nesta terça-feira (22) que irá fazer a testagem (Inquérito Epidemiológico) de todos servidores da Rede Municipal de Ensino. A testagem ocorrerá de 23/09 a 05/10, no sistema Drive-Thru estabelecido na CRAISA, mediante agendamento prévio pelo link https://www.santoandre.sp.gov.br/PortalServico/Seguranca/frmLogin.aspx . Após o cadastro prévio, será enviado e-mail para ativação do usuário e senha e na sequência, o servidor deve retornar ao link de agendamento.
Essa testagem é resultado da cobrança do Sindserv Santo
André que denunciou as precárias condições de trabalho dos
servidores na educação durante a pandemia e também a não
realização dos testes. O Sindicato realizou em agosto uma
enquete "A COVID-19 na educação e a segurança dos
educadores e alunos" com os
profissionais e constatou que a grande maioria (95,7%)
não tinha feito o teste de COVID-19 da Prefeitura.
Leia mais Profissionais
da Educação reclamam da falta de testes e EPIS nas escolas, afirma
pesquisa do Sindserv Santo André
DEFENDA A VIDA: VOLTAR ÀS AULAS! SÓ COM
VACINA!
A Direção do Sindserv Santo André já reiterou à Secretaria de Educação que não é o momento de voltar às aulas e que o município não tem obrigação jurídica de seguir as decisões do governador do estado João Dória (PSDB), já que as cidades têm autonomia para legislar.
O Sindicato está divulgando a Campanha: DEFENDA A VIDA| VOLTAR ÀS AULAS: SÓ COM VACINA | A VIDA DAS CRIANÇAS E EDUCADORES IMPORTAM | A VIDA DOS PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS IMPORTAM
O Sindicato aguarda a resposta sobre o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, luvas e álcool gel aos profissionais da educação que estão trabalhando e, segundo levantamento do Sindicato não estão recebendo esses kits de proteção nas unidades escolares.
Importante destacar que 100% dos professores andreenses estão na atividade remota e muitos estão lecionando usando sua própria internet, seus celulares pessoais já não comportam as demandas escolares; por outro lado as famílias têm dificuldades de acesso à internet.
“Os professores reivindicam a urgência em qualificar as
estratégias de trabalho remoto para a garantia da aprendizagem,
mesmo à distância. A Secretaria não abriu diálogo com os
profissionais de Educação”, frisa a Direção do Sindserv Santo
André.
Resposta da Secretaria de Educação ao Sindserv SA
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima