Santo André, * *

Sindserv pede contratação urgente de profissionais da Educação para rede municipal
A diretora, a professora Gabriela Mousse, fez uma fala relatando os principais problemas na última Tribuna Livre do ano da Câmara Municipal.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 05/12/2025

Imagem de Sindserv pede contratação urgente de profissionais da Educação para rede municipal

Foto: Gabriela Mousse - José Paulo Cardeal

A diretora do Sindserv Santo André, a professora Gabriela Mousse, fez uma fala contundente na última Tribuna Livre do ano da Câmara Municipal, realizada no último dia 2 de dezembro, para denunciar a situação crítica vivida pelos Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs), profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Monitores de Inclusão Digital (MIDs) Agentes de Inclusão Escolar (AIE) -- categorias que estão sobrecarregadas na rede municipal.

Segundo ela, a falta de contratações emergenciais está levando esses profissionais ao esgotamento total.

“A demanda por atendimento aumenta, especialmente entre as crianças com necessidades especiais, enquanto o número de profissionais permanece o mesmo ou até diminui”, alertou.

A diretora ressaltou que a sobrecarga ultrapassa o limite do físico: “Estamos vendo um aumento alarmante de licenças médicas, estresse e burnout na categoria. A Administração Municipal empurra a responsabilidade da falta de pessoal para quem está na linha de frente”, criticou.

Gabriela enfatizou que a luta das ADI, AEE e AIEs vai muito além de salário. Trata-se de garantir qualidade na Educação e segurança para as crianças. “Não é possível cumprir o que a lei exige quando falta braço, falta material e falta estrutura”, afirmou.

Em sua fala, a dirigente pediu apoio aos vereadores de Santo André. "Precisamos do apoio de vocês! É responsabilidade desta Casa fiscalizar e cobrar que o Executivo invista em pessoal e infraestrutura. O plano de reclassificação foi aprovado, mas ele é incompleto sem valorização e condições adequadas de trabalho”.

Gabriela reforçou que defender essas importantes categorias da Educação significa defender o futuro das crianças de Santo André. E concluiu pedindo que os vereadores se posicionem ao lado dos trabalhadores e exijam da Prefeitura um urgente plano de contratação emergencial.

 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

5° Encontro dos Aposentados do Sindserv Santo André