Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 12/09/2025
As Diretoras Flávia Chiomento e Carolina Aparecida com a Secretária da PSA, Valéria Romera Marcelino.
O Sindserv Santo André se reuniu com a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Santo André nesta sexta-feira, dia 12, para tratar da situação caótica da falta de AIEs (Agentes de Inclusão Escolar) nas unidades escolares para o atendimento de crianças atípicas, e sobre o cumprimento da lei que garante a redução da jornada de trabalho, sem alteração nos vencimentos, para os servidores pais atípicos e com deficiência.
As diretoras Flávia Chiomento e Carolina Aparecida, que também é coordenadora da Comissão do Sindicato dos Servidores Pais e/ou Responsáveis por PCDs da PSA, conversaram com Valéria Romera Marcelino, titular da Secretaria da PSA.
“Falamos que os AIEs estão sobrecarregados nas unidades escolares, muitos estão adoecendo, devido à falta de profissionais para atender a alta demanda de crianças atípicas. Valéria informou que a Secretaria de Educação está buscando soluções para suprir a falta desses profissionais na rede. Então, sugerimos a abertura urgente de concurso público, porém, devido à falta de funcionários propusemos que seja feito um contrato emergencial”, explica Carolina.
Sobre a redução da jornada de trabalho, a secretária disse que o Grupo de Trabalho criado pela Administração encaminhou a medida para o jurídico da Prefeitura e que aguarda essa devolutiva.
Entre outras pautas propostas à Secretaria, destacam-se a criação de uma unidade do Centro de Referência à Pessoa com Deficiência e do Nanasa (Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André).
“A secretária nos informou que estão estudando projetos com levantamento de recursos junto à SE para a criação dessas unidades no segundo subdistrito”, explica Carolina.
As diretoras também propuseram a capacitação dos profissionais da Saúde para acolher as pessoas com deficiência nas unidades de Saúde. A secretária gostou da sugestão e disse que já estão fazendo em alguns locais da PSA.
A diretora do Sindicato Flavia enfatizou que o atendimento humanizado e acolhedor às pessoas com deficiência nas unidades de Saúde Saúde é prioridade devido à fragilidade dos pacientes em situações de emergência e que não conseguem se comunicar verbalmente.

Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima