Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 02/04/2025
card: capa site Mídia Consulte
Nesta quarta-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O Sindserv Santo André apoia a campanha "Abril Azul", criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que uma em cada 160 crianças no mundo seja diagnosticada com TEA.
Como parte das ações deste mês de conscientização, a Secretaria
de Formação do Sindserv, em parceria com a Coordenação de Base,
divulgou uma campanha nas redes sociais com fotos de diretoras,
diretores, assessores e funcionárias do Sindicato, acompanhadas da
frase: “Eu escolhi: apoiar, incluir, acolher, conhecer, amar e
respeitar.”
Compromisso
A defesa da implementação de políticas públicas voltadas aos
servidores com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou que sejam
pais e mães atípicos, é uma das principais bandeiras da atual
diretoria do Sindserv Santo André.
Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a criação da Comissão dos Servidores Pais e/ou Responsáveis por Filhos com Deficiência (PCD). A diretora do Sindicato, Carolina Aparecida, mãe atípica e ativista da causa PCD, está à frente da coordenação dos trabalhos da Comissão, que atualmente reúne 10 dirigentes sindicais e 39 servidores da Prefeitura Municipal de Santo André (PSA).
Durval Ludovico, Representante Legal do Sindserv, faz um balanço positivo das ações implementadas em defesa da categoria. "Realizamos dois eventos, cinco palestras e conquistamos vitórias importantes na Justiça para os pais servidores atípicos. Uma delas garantiu a uma servidora da Educação a redução da jornada de trabalho, sem prejuízo nos vencimentos. Em outra ação, conseguimos que a Justiça determinasse ao convênio médico a realização de um exame de alta complexidade para uma criança com TEA, filha de servidores municipais".
Mais Concursos públicos
A abertura urgente de concursos públicos para contratação de Agentes de Inclusão Escolar (AIEs) e profissionais de apoio capacitados, para atender alunos com deficiência nas unidades escolares de Santo André também é outra exigência do Sindicato.
"Esse cenário é enfrentado pelas escolas/creches da rede que não têm funcionários para o atendimento às crianças atípicas. Essa escassez de profissionais de apoio aumentou a sobrecarga de trabalho, afetando tanto os professores quanto os AIEs que atendem diretamente as crianças com deficiência, dificultando o pleno desenvolvimento e aprendizado das crianças", alerta Daisy Dias, diretora do Sindserv Santo André.
Redução da jornada de trabalho sem prejuízo salarial
Outra importante conquista do Sindserv Santo André foi a criação da Portaria nº 1.003.11, que instituiu um Grupo de Trabalho (GT) para debater a redução da jornada de trabalho, sem alteração nos vencimentos, para servidores com deficiência (PCD) ou com dependentes PCD.
O GT é formado por representantes da Secretaria de Inovação e Administração (SIA), Educação, Saúde, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Sindserv Santo André.
De acordo com a portaria da SIA, o objetivo do GT é realizar uma análise técnica e promover o alinhamento necessário para regulamentar a redução da jornada de trabalho para esses servidores.
"Essa é mais uma conquista do Sindicato na defesa dos pais e mães atípicos. Nossa proposta é que esse direito seja incorporado ao Acordo Coletivo de Trabalho, garantindo que todos os trabalhadores e trabalhadoras nessas condições tenham mais tempo para oferecer acolhimento e cuidado a seus filhos, sem prejuízo salarial", conclui Ludovico.
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima