Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 28/03/2025
EMEIEF Padre Fernando Godat (Imagem: Reprodução)
É preocupante a situação da falta de profissionais de apoio capacitados para atender alunos com deficiência (PCDs) nas unidades escolares de Santo André. Esse é o cenário enfrentado pela EMEIEF Padre Fernando Godat, que necessita, com urgência, da contratação desses trabalhadores, que também acontece na EMEIEF Janusz Korczak e em outras unidades que enfrentam a falta de funcionários para o atendimento às crianças atípicas.
No documento enviado à Secretaria de Educação e divulgado nas redes sociais, a escola atende cerca de 30 crianças com deficiência, mas conta com apenas dois profissionais de apoio, sendo que um deles está afastado por questões médicas, o que torna a situação insustentável.
“A falta de profissionais de apoio capacitados aumentou a sobrecarga de trabalho, afetando tanto os professores quanto os funcionários que atendem diretamente as crianças com deficiência. Essa ausência de profissionais especializados dificulta o pleno desenvolvimento e aprendizado das crianças”, destaca o documento da escola.
O Sindserv Santo André apoia a iniciativa da unidade escolar, que solicita a contratação de três profissionais de apoio para o período da manhã e quatro para o período da tarde, na função de Auxiliar de Inclusão Escolar (AIE), garantindo assim um atendimento digno, conforme determina a legislação.
“É urgente a abertura de mais concursos públicos para AIEs e demais áreas da Prefeitura”, afirma Daisy Dias, diretora do Sindserv Santo André.
Levantamento realizado pelo Sindserv Santo André em 2024 aponta a carência de funcionários e materiais pedagógicos nas unidades escolares municipais. A pesquisa, feita por meio de formulário online com profissionais da Educação, recebeu 240 respostas.
O mapeamento revelou que a maior escassez de profissionais na rede é justamente de AIEs, como ocorre na EMEIEF Padre Fernando Godat.
“Precisamos de escolas públicas com servidores públicos concursados — e não com terceirizados ou estagiários. Os servidores estão sobrecarregados e adoecendo diante do descaso, da falta de profissionais e da ausência de condições adequadas de trabalho. Com isso, os direitos das crianças também são negligenciados”, denuncia Mirvane Dias, diretora do Sindserv Santo André.
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima