Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 03/02/2025
Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, os dirigentes do Sindserv Santo André, Durval Ludovico, Representante Legal e a diretora do Sindicato, professora Mirvane Dias, participaram de uma reunião com o novo secretário municipal de Educação, Pedro Botaro, e com secretária Adjunta, Carla Menezes.
Conforme deliberado em assembleias realizadas no ano passado, os dirigentes do Sindicato apresentaram uma extensa pauta de reivindicações dos professores e profissionais da Educação à Secretaria.
Entre as demandas apresentadas, o Sindserv destacou a necessidade do cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho, que prevê a realização 50% online das Reuniões Pedagógicas Semanais (RPS) e das Reuniões de Organização de Trabalho (ROT). Também foi discutido o cumprimento da lei do 1/3 da jornada dos professores. O Sindicato entrou com ação para garantir esse direito. Além disso, foi abordada a questão da ampliação da carga horária para os professores de Arte e Educação Física, que tiveram uma redução drástica para 2025.
Formação, projetos pedagógicos e assédio
Outros pontos levantados foram a importância da retomada de projetos pedagógicos no contra-turno, especialmente nas áreas de Arte e Educação Física, a formação permanente de todas as categorias da Educação em parceria com universidades, e medidas de combate ao assédio moral na rede.
30 horas e outras pautas da Educação
A redução da jornada de trabalho para os agentes de inclusão escolar (AIE), merendeiras, lactaristas e cozinheiras foi discutida, assim como a implantação de 15 minutos de intervalo para os professores, a retomada da discussão do Estatuto do Magistério, o pedido de reclassificação dos profissionais da educação, como os Inspetores, e o plano de carreira para todas as categorias da Educação, com debates específicos com cada grupo profissional.
Também foram abordadas questões como a regulamentação dos 15 minutos de intervalo para os agentes de desenvolvimento infantil (ADI), o aumento no número de monitores de inclusão digital, AIEs e ADIs, além da retomada da discussão sobre a ficha de pontuação, com a proposta de informatização por meio de um sistema próprio para contagem dos pontos. Outras questões apresentadas pelos profissionais da Educação em 2024 também estiveram na pauta.
O Sindicato também solicitou à SE a revisão das atribuições do último concurso para os agentes de atividades escolares (AAE), aumento do número de monitores de inclusão digital (MID) para que permaneçam um em cada unidade escolar e para os secretários de Escola uma revisão dos valores pagos para a Função Gratificada após a reclassificação.
O Sindicato também está dialogando com a Secretaria de Administração sobre as reclassificações, a redução de carga horária, a revisão dos valores das funções gratificadas.
Boa recepção
O novo secretário de Educação, Pedro Botaro, afirmou que "as
reivindicações são justas” e propôs abertura de diálogo com o
Sindicato para encaminhar essas demandas. Botaro assegurou que
todas as pautas serão analisadas pela Secretaria de Educação. "Esse
canal de diálogo da SE com o Sindicato é fundamental para que
possamos avançar nas pautas dos trabalhadores e trabalhadoras da
Educação, que merecem valorização”, destacaram Durval e
Mirvane.
Assembleia com os professores de Educação Física e
Arte
O Sindserv Santo André realizará nesta terça-feira, 4 de fevereiro,
uma assembleia online, às 19h, com as professoras e professores de
Educação Física e Arte. O objetivo é apresentar o retorno da
reunião com a Secretaria de Educação sobre as pautas da categoria.
A participação de todos e todas é fundamental.
Fortaleça quem luta junto com você!
Diretoria do Sindserv Santo André
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima