Santo André, * *

Balanço das lutas: Retrospectiva do Sindserv Santo André 2024
Relembre os eventos, ações e mobilizações realizadas pelo Sindicato em defesa dos servidores da ativa e aposentados.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 11/12/2024

Imagem de Balanço das lutas: Retrospectiva do Sindserv Santo André 2024

Capa: Retrospectiva das lutas 2024

 

Janeiro

• Começa a Campanha Salarial 2024 do Sindserv Santo André nos locais de trabalho da PMSA e autarquias. Mais de 350 servidores da ativa e aposentados participaram enviando suas sugestões para melhorias nas condições de trabalho, salários dignos e qualidade de vida. O Sindicato protocola, em março, uma pauta contendo 62 reivindicações para a Administração Municipal.

Fevereiro

• A luta em defesa do reenquadramento dos Auxiliares de Enfermagem marca o início do ano. Essa mobilização resultou hoje na formação de uma Comissão composta por representantes da PMSA, da Secretaria de Saúde e do Sindicato, que estão debatendo o reenquadramento de auxiliar para técnico.

• O Sindserv realiza a eleição dos novos Representantes Sindicais por Unidades Escolares (RSUE). Além disso, cria um grupo para que os professores associados possam ingressar com ações em defesa do 1/3 da jornada de trabalho.

Março

• O Sindicato realiza o Encontro das Mulheres Servidoras Públicas de Santo André, em sua sede. O evento contou com palestras inspiradoras, como a da atleta de Diadema, Roselaine Wolf, e a diretora do Sindicato, Carolina Aparecida, mãe de um jovem autista.

• O Sindserv promove uma mobilização durante o 1º Congresso da Educação, realizado no Ginásio Dell’Antonia. Com cartazes, cobramos do prefeito Paulo Serra e do ex-secretário de Educação, Almir Cicote, a valorização efetiva dos trabalhadores da Educação.

Abril

A luta pela redução da jornada de trabalho, sem prejuízo nos salários, inicia no 1º Encontro dos Servidores Pais e/ou Responsáveis por Filhos com Deficiência (PCD). Foi criada a Comissão de Servidores PCD e Pais de Filhos com Deficiência da PMSA e autarquias.

O Sindserv e a Secretaria de Educação estabelecem uma mesa de negociação com reuniões mensais para discutir as demandas dos profissionais do setor.

• Estopim destaca a aprovação dos servidores em assembleia do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024. O novo ACT garante um reajuste salarial de 4,5%, além de benefícios sociais importantes, como 6 faltas abonadas, a extensão de direitos aos casais homoafetivos, a alteração da data-base de 2025 para 1º de abril e a continuidade das reclassificações.

Maio• Lançado o "Manual de Prevenção e Combate ao Assédio no Serviço Público", no auditório da Câmara Municipal. O Sindicato cria uma Comissão e um canal de denúncia exclusivo (4433-1870), para que os servidores possam relatar casos de assédio. 

• Além disso, o Sindicato participa da Campanha SOS Rio Grande do Sul e divulga um outdoor em homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores, celebrado em 1º de maio.

Junho

• O Sindserv organiza uma animada excursão de ônibus para o Hopi Hari no dia 30 de junho. Cerca de 90 associados participam do passeio e aproveitam intensamente o dia. Em breve, o Sindicato promoverá novos eventos.
• O Sindicato realiza  o 3º Encontro dos Aposentados, associados da PMSA e autarquias, na sede do Sindserv, em clima de festa junina.  A diretoria do Sindserv realiza atividade em apoio ao movimento LGBTQIAP+.

Julho

• O Sindserv acompanha todo o processo de reestruturação da Sabesp, agora sob a gestão da Equatorial. O Sindicato realizou uma pesquisa com os 350 semasianos cedidos à Sabesp, ouvindo suas dúvidas e preocupações. Além disso, participa de protestos contra a privatização e fez reuniões com o Semasa e trabalhadores sempre atuando na defesa de seus direitos.

• A diretoria do Sindserv marca presença na audiência pública, na qual criticou duramente a concessão do Serviço Funerário Municipal de Santo André. A medida foi conduzida às pressas pelo prefeito Paulo Serra, sem diálogo prévio com o Sindicato e trabalhadores da autarquia.

• A professora Mirvane assume a coordenação de Formação da FETAM-SP, enquanto
a professora Daisy fica responsável pela Secretaria dos Trabalhadores na Educação. O diretor do Sindicato, José Osvaldo, foi nomeado suplente da Diretoria Executiva, e Amauri Francica ocupa o cargo de suplente do Conselho Fiscal da FETAM-SP.

Agosto

• Estopim destaca o trabalho das 13 Comissões e Grupos de Servidores criados pelo Sindserv Santo André, que têm avançado na defesa das pautas das categorias nos setores da PMSA e autarquias.

Setembro

• Como uma instituição democrática e representante legal dos servidores da ativa e aposentados, o Sindicato cumpre seu papel ao realizar as sabatinas com os candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024.

Outubro

• O Sindicato está empenhado na luta pela reabertura de um refeitório com funcionamento noturno, garantindo que os servidores que trabalham à noite tenham acesso a uma alimentação digna. Além disso, continua a luta permanente pela ampliação do Vale-Refeição para todos.

Novembro

• Estopim destaca as vitórias do Jurídico em defesa da redução da jornada de trabalho, sem alteração no salário, para os servidores que são pais de crianças atípicas. O Sindicato também propõe uma Carta Compromisso ao novo prefeito, denuncia a falta de profissionais da Educação e de materiais pedagógicos, além de informar o e-mail (denuncia.rh.sa@gmail.com) para que os servidores encaminhem reclamações sobre a demora nas respostas do RH, que podem levar até 15 meses.
• A Emenda à Constituição no 66, que tramita no Congresso, é inconstitucional! Essa medida permitirá que estados e municípios adotem regras previdenciárias mais rígidas. Não vamos permitir!

• A diretoria do Sindserv Santo André participa do Lançamento do Coletivo Racial da FETAM-SP, que aconteceu em Limeira.

• "A concessão desse abono de Natal, no valor mínimo de R$ 1.000,00 é uma forma de reconhecer o trabalho dos servidores ativos e inativos. No entanto, essa medida não compensa integralmente as perdas salariais acumuladas — o que seria impossível —, mas ajudará a amenizar a situação vivida pela categoria em Santo André", destaca Durval Ludovico, Representante Legal do Sindicato.

Até o fechamento desta edição, a PMSA não tinha respondido sobre a reivindicação do Sindicato.

• A Diretoria do Sindserv participa de uma audiência pública sobre o Orçamento Geral de Santo André para 2025. Os dirigentes cobraram da Secretaria de Finanças mais recursos para valorização dos servidores da ativa e aposentados.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Campanha Salarial de 2025 do Sindserv Santo André nos locais de trabalho