Santo André, * *

Sindserv lança carta aberta e abaixo-assinado contra o desmonte da Educação Física Escolar
O Sindicato convoca todos os professores da rede, pais, mães e membros da comunidade escolar a assinarem o Abaixo-Assinado em defesa da Educação Física e de seus profissionais.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 09/12/2024

Imagem de Sindserv lança carta aberta e abaixo-assinado contra o desmonte da Educação Física Escolar

card-carta aberta

Os professores e professoras de Educação Física, em parceria com o Sindserv Santo André, divulgaram uma Carta Aberta e um Abaixo-Assinado direcionados à população e à comunidade escolar andreense. Esses documentos alertam para o desmonte da Educação Física Escolar promovido pela Secretaria de Educação desde 2023 e ressaltam as principais reivindicações da categoria, como a ampliação da carga horária para três aulas semanais de Educação Física.

A elaboração desses materiais foi aprovada em assembleia realizada pelo Sindicato no dia 2 de dezembro. Também ficou decidido que o Sindserv solicitará formalmente os encaminhamentos acordados em reunião com a Secretaria de Educação (SE), que se comprometeu a retomar as negociações sobre as pautas dos educadores no início do ano letivo de 2025.

“Em janeiro, cobraremos da nova gestão da SE a continuidade das negociações das pautas dos professores de EF. Também entregaremos a nossa Carta Aberta aos vereadores reeleitos e aos novos representantes da Câmara Municipal. Vamos seguir mobilizados, pois é a nossa unidade que nos fortalecerá para conquistar nossos direitos”, declararam as diretoras do Sindicato, as professoras Mirvane e Daisy.

Participe do Abaixo-Assinado

Na Carta Aberta, os professores denunciam a política de desvalorização conduzida pelas últimas gestões da Secretaria de Educação, que tem causado prejuízos ao desenvolvimento integral das crianças, comprometendo o direito à educação de qualidade.

“A Educação Física Escolar é um componente curricular essencial, promovendo não apenas a saúde, mas também o desenvolvimento motor, social, cognitivo, cultural e emocional dos estudantes. Além disso, ela fomenta valores como trabalho em equipe, respeito às diferenças e superação de desafios”, destaca o documento.

Entretanto, os profissionais enfrentam cortes nos investimentos em infraestrutura, materiais pedagógicos e projetos. Para agravar a situação, com redução da carga horária dos professores e dos salários.

Principais reivindicações

Os professores de Educação Física reivindicam à Prefeitura Municipal de Santo André as seguintes pautas:

  • Retomada e ampliação dos investimentos na Educação Física Escolar;
  • Aumento da carga horária para três aulas semanais;
  • Garantia de condições de trabalho dignas, com carga horária adequada;
  • Implementação de políticas públicas que valorizem a Educação Física como parte integrante do currículo escolar.

O Sindserv convoca todos os professores da rede, pais, mães e membros da comunidade escolar a assinarem o Abaixo-Assinado em defesa da Educação Física e de seus profissionais. Assine aqui:






Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Campanha Salarial de 2025 do Sindserv Santo André nos locais de trabalho