Santo André, * *

Sindserv Santo André parabeniza 55 anos do SEMASA e destaca lutas em defesa dos semasianos
Ao longo dessa trajetória, o Sindicato esteve presente na defesa dos direitos dos semasianos e na preservação da autarquia como uma empresa pública.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 05/12/2024

Imagem de Sindserv Santo André parabeniza 55 anos do SEMASA e destaca lutas em defesa dos semasianos

Diretoria do Sindserv Santo André em ação nas lutas em defesa do Semasa. Na imagem, os diretores e servidores Clayton, Alan, Heber, Cida, Francisco, Serrano, Durval, Jaime, entre outros, que participaram dos atos, reuniões e convocações do Sindicato.



No dia 4 de dezembro, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene para homenagear os 55 anos do SEMASA. A autarquia foi criada em 13 de novembro de 1969, marcando um importante avanço para fortalecer e modernizar o serviço de saneamento em Santo André. Substituindo o DAE (Departamento de Água e Esgoto), órgão da administração direta, nasceu o SEMASA, que desde 1998 é denominado Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André.

Ao longo dessa trajetória, o Sindserv Santo André esteve presente na defesa dos direitos dos semasianos e na preservação da autarquia como uma empresa pública. Uma das lutas mais marcantes, em conjunto com a Comissão de Servidores, foi contra a privatização do sistema de água e esgoto da autarquia, em 2019.

Todos devem se lembrar das intensas mobilizações organizadas pelo Sindicato e dos embates com o governo Paulo Serra, que lotaram a Câmara dos Vereadores em defesa do SEMASA público e dos 1.100 empregos dos servidores semasianos.

Apesar de toda essa luta e resistência, a parte de água e esgoto do SEMASA foi vendida para a Sabesp em 11 de junho de 2019, após uma votação polêmica na Câmara Municipal. O PL 20/2019, de autoria do governo Paulo Serra, foi aprovado em duas votações, ambas com 11 votos a favor e 7 contrários. Essa aprovação só foi possível devido a uma manobra regimental que reduziu o quórum mínimo de 2/3 (14 votos) para maioria simples.

Na época, o Sindserv ingressou com uma Ação Civil Pública para anular essa votação, considerada uma afronta à Lei Orgânica do Município, mas, infelizmente, não obtive êxito.

Sabesp e as lutas mais recentes
Desde então, o Sindicato tem acompanhado de perto o processo de transição e reestruturação da Sabesp, agora sob gestão da Equatorial. O Sindserv realizou uma pesquisa com os 350 semasianos cedidos à Sabesp, ouvindo suas dúvidas e preocupações, além de participar de protestos contra a privatização da Sabesp e promover reuniões com o Semasa e os trabalhadores, sempre na defesa de seus direitos.

"Seguimos acompanhando as demandas dos servidores semasianos, especialmente aqueles devolvidos pela Sabesp. Estamos aguardando uma reunião urgente com o RH do SEMASA para discutir a proposta de Reforma Administrativa da autarquia e assegurar que esses trabalhadores tenham seus direitos respeitados e as condições adequadas para exercer suas funções. O trabalho não para, a luta continua", destaca Durval Ludovico, Representante Legal do Sindserv Santo André.

 Fortaleça quem luta junto com você!
 Diretoria do Sindserv Santo André


 

 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Campanha Salarial de 2025 do Sindserv Santo André nos locais de trabalho