Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 21/11/2024
card-EF Mídia Consulte
A situação da Educação Física Escolar (EF) na rede municipal de Santo André é alarmante. Em assembleia do Sindserv Santo André, realizada no último dia 18, os professores de EF relataram uma acelerada deterioração do setor nos últimos quatro anos.
Quem ingressou como professor de EF no serviço público andreense em 2006 vivenciou uma realidade muito diferente da atual. Naquela época, foi desenvolvido um projeto pedagógico consistente, inicialmente com professores contratados, e, a partir de 2013, com docentes concursados.
Os professores recordam que, durante aquele período, houve avanços significativos na qualidade do trabalho, com formações específicas para Educação Física Escolar, discussões sobre concepções pedagógicas e debates de pesquisas em diversas áreas, promovidas pelos próprios docentes.
“Prêmios foram conquistados como reconhecimento pelo modelo inovador de valorização da Educação Física Escolar em Santo André, com planejamentos e organização coletiva do trabalho realizado”, destaca a professora Mirvane Dias, mestre e doutoranda em Educação Física.
No entanto, na gestão municipal atual, todo esse progresso foi comprometido.
“Lamentavelmente, estamos assistindo ao desmonte de todo o trabalho construído, com a perda da identidade da Educação Física Escolar, má gestão organizacional, ausência de formações de qualidade alinhadas à realidade da rede e uma evidente desvalorização profissional”, explica Dias.
Ações de resistência
O Sindserv Santo André convoca todos os professores de Educação
Física Escolar a lutarem contra esse desmonte e participarem das
ações que serão convocadas pelo Sindicato.
Na reunião mensal com a Secretaria de Educação, o Sindicato
levará as reivindicações dos professores de EF, exigindo a retomada
das formações continuadas e a criação de uma legislação específica
que assegure a qualidade da Educação Física Escolar na rede.
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima