Santo André, * *

Fim da escala 6x1: Sindserv Santo André apoia PEC e defende negociação coletiva e audiência pública 
O projeto da PEC é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e reuniu adesão de 194 deputados.

Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 13/11/2024

Imagem de Fim da escala 6x1: Sindserv Santo André apoia PEC e defende negociação coletiva e audiência pública 

Card - Apoio ao fim da escala 6x1

Após forte campanha nas redes sociais, com a participação de frentes políticas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1, no qual o trabalhador trabalha 6 dias na semana e folga apenas 1, conseguiu o número necessário de assinaturas para começar a tramitar na Câmara dos Deputados. 

O projeto da PEC é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e a proposta reuniu 194 signatários no início da manhã desta quarta-feira (13). 

Esse movimento ganhou visibilidade nas redes sociais com o Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), criado inicialmente no Tik Tok por Rick Azevedo, ex-balconista de farmácia e hoje vereador recém-eleito pelo PSOL no Rio de Janeiro. 

O VAT criou uma petição pública para pressionar os parlamentares a atuarem pelo fim da escala 6x1 que ultrapassa mais de duas milhões e setentas mil assinaturas.

Importante lembrar que essa proposta de redução da jornada de trabalho, sem redução no salário, para garantir uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores é uma bandeira história de luta da CUT. 

“Somos favoráveis à Proposta de Emenda Constitucional pelo fim da escala de trabalho semanal 6x1, sem a redução de salários e sem a retirada de direitos já conquistadas por algumas categorias por meio da negociação coletiva”, explica Durval Ludovico, Representante Legal do Sindserv Santo André.

Ludovico também defende uma audiência pública na Câmara dos Deputados com a participação das entidades sindicais e a inclusão na PEC da garantia da negociação coletiva com a participação dos sindicatos.

A PEC, proposta pela deputada Erika Hilton, que agora seguirá para tramitação na Câmara dos Deputados prevê jornada máxima de 36 horas semanais, cumpridas em 4 dias na semana.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Campanha Salarial de 2025 do Sindserv Santo André nos locais de trabalho