Santo André, * *

Eleições 2024: Clenilza do PCO assina Carta Compromisso do Sindicato
A candidata participou da Sabatina e respondeu durante uma hora perguntas sobre segurança, saúde, educação, mobilidade, valorização do servidor e autarquias que foram feitas pelos diretores e diretoras do Sindserv.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 12/09/2024

Imagem de Eleições 2024: Clenilza do PCO assina Carta Compromisso do Sindicato

Diretoria do Sindserv Santo André com a candidata do PCO, Crenilza - Fotos: Valdir Lopes

 

A Sabatina das eleições municipais do Sindserv Santo André com os candidatos à prefeitura da cidade continua nesta quinta-feira, dia (12). A diretoria do Sindicato recebeu a candidata à prefeita pelo Partido da Causa Operária (PCO), Clenilza Panato, o candidato a vice, Carlos Lazaro e o candidato a vereador, professor Vitor.

Funcionária aposentada do poder judiciário, Clenilza é formada em sociologia pela Fundação Santo André, moradora da cidade, e foi uma das fundadoras da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do Partido dos Trabalhadores (PT).



A candidata do PCO respondeu durante uma hora perguntas sobre segurança, saúde, educação, mobilidade, valorização do servidor e autarquias que foram feitas pelos diretores e diretoras do Sindserv.

Perguntada sobre as propostas para Segurança, Crenilza, defendeu a extinção da GCM (Guarda Civil Municipal), a criação de “milícias populares” e disse que o papel da Administração Municipal seria na medicação dos conflitos.  “Na nossa visão, a segurança pública deve ser feita pelos próprios trabalhadores. Nosso projeto de milícia popular é muito ousado. Nos inspiramos nos modelos cubano e venezuelano”, disse a candidata.

Valorização dos Servidores 
Perguntada sobre suas propostas para Valorização dos Servidores, a candidata defendeu a abertura de mais concursos públicos, plano de carreira e salário mínimo vital de R$ 7 mil. Questionada por um dirigente, de onde viria a fonte de recursos para pagamento desse salário vital, a candidata não soube explicar, mas disse que “não se pode dar mais dinheiro para os banqueiros”. 

Crenilza quer implantar o programa “Mais Médicos”, repudiou a privatização, terceirização que não valorizam o trabalhador e disse que em seu governo a Saúde será estatizada, ou seja, gerida pelo Estado. Ela conclamou os servidores a não ficarem de braços cruzados e a lutarem junto com o Sindicato pelos seus direitos. 



Mobilidade e Autarquias

Sobre os temas Mobilidade, a candidata criticou as empresas de transportes que, em sua opinião, só visam o lucro, e defendeu transporte gratuito para população. Ao responder perguntas dos dirigentes do Sindserv sobre as autarquias, Crenilza e o candidato a vice, Carlos Lazaro, defenderam o restabelecimento dos serviços do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que hoje os serviços de água e esgoto estão sob comando da Sabesp. "Essa autarquia no nosso governo  voltará a ser grande", disse.

Sobre a CRAISA (Companhia de Abastecimento de Santo André), a candidata defendeu a implementação dos restaurantes populares por toda cidade e disse que irá paralisar a concessão do SFMSA (Serviço Funerário Municipal de Santo André), que foi vendido para a iniciativa privada na gestão de Paulo Serra.  Ela concorda com a proposta do Sindserv de o IPSA (Instituto de Previdência de Santo André) ser representado por servidores de carreira. 

Educação e Carta Compromisso

Sobre a Educação, o candidato a vereador do PCO, professor Vitor, defendeu cursos de capacitação, formação e treinamento, fora do horário de trabalho, e sem aumentar a jornada do professor.  Ao ser perguntada sobre o modelo de Escola Cívico-Militar, Cremilza respondeu que é contra e falou que esse projeto é uma orientação da ditadura militar. “Somos contra a censura. Esse projeto trabalha com o medo e com autoritarismo. Defendemos a democracia”, finalizou. 

No final da sabatina, Clenilza Panato, assinou a Carta Compromisso do Sindicato em defesa dos Servidores e do Serviço Público. 

Gravação no Youtube

A sabatina completa com a candidata do PT está disponível no canal de Youtube do Sindserv Santo André. 



Próximos candidatos

Estão confirmadas as presenças de Eduardo Leite (PSB) e Luiz Zacarias (PL). As sabatinas individuais serão no máximo de uma hora e acontecem na sede do Sindicato.

 O candidato Gilvan (PSDB) respondeu que não irá participar da sabatina individual do Sindserv Santo André.



 

Carta Compromisso
Implementar as diretrizes e regras da Convenção 151 da OIT, assegurando o direito efetivo de negociação coletiva à entidade sindical representativa dos servidores e das servidoras municipais, bem como dos trabalhadores e das trabalhadoras das empresas públicas e autarquias existentes no município, visando assegurar condições de trabalho e remuneração decentes. 
Realizar concursos públicos em todas as áreas, ingresso sempre por Concurso Público, visando diminuir as terceirizações.
Assegurar o acesso a alimentação saudável, nutricionalmente adequada e de qualidade, conforme critérios estabelecidos pelo programa de alimentação ao trabalhador.
Cumprir com as obrigações previdenciárias a fim de garantir a segurança dos servidores e servidoras na aposentadoria.
Nomear o cargo de superintendente do IPSA a um servidor de carreira, através de eleição.
Salários justos e benefícios adequados, de forma a assegurar uma remuneração condizente com as responsabilidades assumidas e a dedicação ao serviço público.
Reconstrução dos Estatutos dos Servidores, com implantação de Plano de Carreira com evolução horizontal e vertical para todas as categorias;
Políticas que promovam o bem-estar mental e emocional dos servidores, com a criação de um ambiente de trabalho saudável e motivador.
Combate a todos os tipos de assédio ao Serviço Público e criação de instrumentos eficazes para coibir práticas de assédio no ambiente de trabalho.
Implementar programas de formação, qualificação e atualização profissional, voltados a atender as necessidades dos servidores e das servidoras em face do impacto das transformações tecnológicas. Manter permanente diálogo social com a entidade representativa dos servidores e das servidoras municipais
Respeitar e assegurar condições objetivas para o exercício das atividades sindicais aos e às dirigentes, assegurando as liberações solicitadas, a garantia de emprego, bem como o acesso aos locais de trabalho.

 Fortaleça quem luta junto com você
Diretoria do Sindserv Santo André


 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

3º Encontro dos Aposentados do Sindserv Santo André - 4 de junho de 2024 - Fotos: Mídia Consulte e Tiago Oliver