Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 19/07/2024
Plantão do Semasa na Sabesp Gonzaga
Começou nesta sexta-feira, dia (19), e vai até domingo o plantão do Semasa na Sabesp Gonzaga para elucidar dúvidas e informar sobre como ficarão os contratos de trabalho para os servidores e servidoras que desejam continuar trabalhando na Sabesp. A empresa paulista foi recentemente privatizada e agora está sob o comando de um grupo de investidores chamado Equatorial.
A diretoria do Sindserv Santo André está acompanhando desde o início esse processo de reestruturação. Para defender e representar os interesses dos trabalhadores, o Sindicato fez uma pesquisa em maio com os 350 trabalhadores para ouvir seus questionamentos, participou de protestos contra a privatização e realizou reuniões com o Semasa e trabalhadores.
Os dirigentes (foto) foram ao plantão nesta sexta-feira na unidade Gonzaga e prestaram apoio aos servidores, suporte jurídico e elucidaram inúmeras dúvidas.
Em reunião com os representantes do Semasa na quinta-feira, (18/7), Durval Ludovico, Representante Legal, criticou o prazo curto da Equatorial até domingo para que os servidores optem se ficarão ou não na Sabesp. Também criticou a proposta de os servidores que são afastados por orientação médica ou estão em férias terem que aderir até esse domingo ao novo contrato de trabalho na Sabesp.
“ Nossa pressão mudou esse absurdo da questão médica e férias. Agora a empresa vai esperar esses servidores retornarem para que possam com calma e atenção avaliar a proposta da empresa pois a individualidade de cada um pesa muito neste momento, pois é uma decisão pessoal”, explica Durval Ludovico.
O dirigente informou que o departamento jurídico do Sindicato seria acionado caso a Equatorial mantivesse essa imposição.
Plantão continua neste final de semana
O departamento de Recursos Humanos (RH) do Semasa ficará neste final de semana, das 8h às 17h, na Sabesp Gonzaga, para fazer a transição de contrato de trabalho, para àqueles servidores que desejarem.
Conheça a proposta de contrato de trabalho da Sabesp
Importante: é preciso aderir à licença sem remuneração de 18 meses.
Contrato de Trabalho
Para os servidores do Semasa que decidirem permanecer na Sabesp o contrato de trabalho iniciará na próxima terça-feira, dia 23 de julho. O contrato será no regime CLT com vigência de 18 meses e no final não terá multa rescisória. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
Quem não aderir até o dia 23/07. O RH irá avaliar individualmente.
Sobre os celetistas, o Semasa informou que irá analisar juridicamente.
Direitos e benefícios assegurados
No contrato de trabalho o salário não terá perda (inclusive
função gratificada), a empresa fará o recolhimento do FGTS e
ofertará um plano de saúde sem carência (0,58% desconto do salário,
para o grupo familiar).
O convênio médico oferecido é o Vivest Digna 1 (que inclui
hospitais em Santo André Cristóvão da Gama, Hospital Bartira da
RedeDor São Luiz e laboratórios, como o Lavoisier).
O vale-refeição será no valor de R$ 1600 mensal e será paga uma
cesta de Natal (pecúnia).
O trabalhador receberá PLR (Participação nos Lucros e Resultados)
proporcional de 60% a 70% do salário, no mês de março.
Sobre as férias: serão pagas 60% e mais R$ 2.600 a título de
gratificação. O vale-transporte será fornecido em cartão.
Contribuição Previdenciária e salários
A empresa Equatorial se comprometeu em pagar a contribuição previdenciária (IPSA) de todos os servidores que aderirem ao plano.
Ao responder o questionamento do Sindicato sobre os salários, o Semasa disse que a Sabesp enviou por e-mail para todos os trabalhadores cedidos (via intranet) uma tabela comparativa, que possibilitará a avaliação da proposta e escolha.
Fortaleça quem luta junto
com você!
Diretoria do Sindserv Santo André
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima