Santo André, * *

Privatização da Sabesp: Sindicato exige resposta do SEMASA
Uma reunião com a autarquia está agendada para essa quinta-feira, dia (27).

Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 26/06/2024

Imagem de Privatização da Sabesp: Sindicato exige resposta do SEMASA

Imagens da reunião ampliada na Vila Guiomar com os servidores do SEMASA

O Sindserv Santo André e o Sintaema (Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo) realizaram nesta quarta-feira, dia (26), reunião ampliada na Vila Guiomar com os servidores do SEMASA (Serviço Municipal Saneamento Ambiental de Santo André).

Na pauta, os dirigentes falaram  que aguardam urgente uma resposta sobre as perguntas sobre como ficarão os direitos e empregos dos trabalhadores cedidos hoje para Sabesp. A estatual paulista está em fase de privatização, que foi autorizada pelo governador.

Participaram  os diretores do Sindserv Santo André Eduardo Serrano, Heder de Freitas, 
 Francisco Dantas e o advogado do Sindicato, Dr Cleiton Coutinho.


Preservação dos direitos

"Não vamos aceitar retrocessos nas nossas conquistas. Todos direitos que conquistamos com muita luta, suor e mobilizações devem ser preservados" explica Durval Ludovico Representante Legal.

Na reunião ampliada, Eduardo Serrano explicou sobre as dúvidas dos semasianos, destacando os biênios e licença prêmio, e informou que nesta quinta-feira, dia (27), haverá reunião do Sindserv com o SEMASA para ouvir da autarquia as respostas das dúvidas dos servidores.

Sobre a privatização
Considerada uma empresa rentável e lucrativa, a estatal paulista teve a sua venda autorizada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para iniciativa privada. A votação, que aconteceu no final do ano passado, na Assembleia Legislativa de São Paulo foi marcada por protestos de sindicatos de trabalhadores e movimentos sociais contrários à venda. O Projeto de Lei da venda da empresa recebeu 62 votos favoráveis e 1 contra. Levantamento da Agência Pública revela que o governador Tarcísio deu 5 vezes mais emendas a deputados que votaram para privatizar a companhia.

Em reportagem da Carta Capital, a Defensoria Pública de São Paulo voltou a defender que o Tribunal de Justiça suspenda a lei municipal que autorizou a privatização da Sabesp na capital paulista por considerá-la inconstitucional. O parecer foi encaminhado à Corte em 17 de junho no âmbito de um processo movido pelo PT, Psol e PCdoB.

Em coletiva à imprensa que acontecerá nesta quinta-feira, dia (27), o Sintaema  irá apresentar um estudo que revela manobra do governo estadual para favorecer compradores ao superestimar investimentos e baixar preço da ação da Sabesp.

Será apresentado aos jornalistas um "Dossiê" que foi elaborado pelo Sintaema em parceria com o Observatório Nacional dos Direitos à Água, o Saneamento (ONDAS), a Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp (APU) e o escritório Rubens Naves Santos Júnior Advogados.

Assista ao vídeo do dirigente:


Fortaleça quem luta junto com você!
Diretoria do Sindserv Santo André




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

3º Encontro dos Aposentados do Sindserv Santo André - 4 de junho de 2024 - Fotos: Mídia Consulte e Tiago Oliver