Santo André, * *

Manual de Prevenção e Combate a todo tipo de Assédio no Serviço Público é lançado
Uma Comissão formada por diretores e funcionários públicos irá analisar e encaminhar para o Departamento Jurídico as denúncias dos servidores.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 24/05/2024

Imagem de Manual de Prevenção e Combate a todo tipo de Assédio no Serviço Público é lançado

Dr. Cleiton Coutinho, Durval, Flavia Chiomento e Dra Patrícia

Assegurar um ambiente de trabalho seguro e livre de qualquer tipo de assédio nas repartições públicas na cidade. Esse é o compromisso da diretoria do Sindserv Santo André que lançou nesta sexta-feira, dia (24), o "Manual de Prevenção e Combate a todo tipo de Assédio no Serviço Público". 

Participaram da mesa de palestras, que aconteceu no anfiteatro da Câmara Municipal, a Dra. Patricia Mauro Diez, Procuradora do Município de São Bernardo do Campo, o Dr. Cleiton Coutinho, assessor jurídico do Sindicato que organizou o conteúdo da publicação, Flavia Chiomento, coordenadora da Comissão do Sindicato sobre Combate ao Assédio na PMSA (Prefeitura Municipal de Santo André) e autarquias e Durval Ludovico Silva, Representante Legal do Sindserv Santo André. A mediação foi da diretora do Sindicato, a professora Mirvane Dias.

“Não podemos aceitar que condutas inapropriadas, criminosas e ilegais sejam naturalizadas no cotidiano de trabalho dos servidores.  Os trabalhadores públicos já sofrem com a precarização das atividades devido à falta de valorização profissional e de condições de trabalho”, explica Durval Ludovico Silva, Representante Legal do Sindserv Santo André.

A publicação, de 36 páginas em formato de bolso, reúne informações com uma linguagem didática e objetiva que tem a finalidade em ajudar a servidora e o servidor público andreense a combater, denunciar e se prevenir de todos os tipos de assédios (moral e sexual) no seu ambiente de trabalho.

Esse Manual é resultado do aumento alarmante de relatos e casos de assédios moral e sexual nas repartições públicas da cidade de Santo André. Os conteúdos foram elaborados pelo Departamento Jurídico do Sindicato com subsídios das cartilhas de combate aos assédios moral do Ministério Público do Trabalho, da Agência Nacional da Aviação Civil e de legislações da cidade. 

Estudos apontam que os assédios moral e sexual trazem consequências nocivas para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, impactando diretamente na sua saúde física e mental.



Dra. Patricia Mauro Diez, Procuradora do Município de São Bernardo do Campo


Comissão de Combate ao Assédio

O Sindserv SA criou uma Comissão de Combate ao Assédio na PMSA e autarquias (foto acima) que reúne diretoras e diretores do Sindicato. Junto com o Departamento Jurídico, a Comissão fará um fluxograma de atendimentos dos casos denunciados e o sigilo será mantido.

“A nossa luta é acabar com esse terrível mal que assola o serviço público municipal. Esperamos que essa publicação seja um instrumento permanente de consulta e de defesa. Nossos servidores não estão sozinhos. Contem sempre com o Sindicato”, frisa Durval Ludovico.

Canal de denúncias

No "Manual de Prevenção e Combate a todo tipo de Assédio no Serviço Público" do Sindserv Santo André, os servidores andreenses poderão acessar o "Canal de Denúncias" para encaminhar o relato/denúncia ao Sindicato.

A denúncia e a identidade serão preservadas. O Departamento Jurídico do Sindserv SA tomará as medidas cabíveis para ajudar as vítimas de assédio na PMSA e autarquias.

Representação
O Sindserv Santo André representa cerca de 15 mil servidores públicos da ativa, administração Direta, Indireta, Câmara Municipal e aposentados.
 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

3º Encontro dos Aposentados do Sindserv Santo André - 4 de junho de 2024 - Fotos: Mídia Consulte e Tiago Oliver