Santo André, * *

Ativismo contra racismo: expressões racistas que você precisa parar de falar
o Sindicato está divulgando nas suas redes sociais vídeos curtos explicando as "expressões racistas que devemos excluir do vocabulário". Os termos divulgados são da cartilha do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André com Contraf
Publicação: 07/03/2024

Imagem de Ativismo contra racismo: expressões racistas que você precisa parar de falar

capa publicação

O Sindserv Santo André apoia a campanha dos 21 dias de atividades e ações nas unidades escolares de Santo André para conscientizar sobre o combate ao racismo, promovida pelo Fórum Municipal de Educação de Santo André (FME) e Conselho Municipal de Educação de Santo André (CME).

Até 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação do Racismo e Nacional do Candomblé, o Sindicato está divulgando nas suas redes sociais vídeos curtos explicando as "expressões racistas que devemos excluir do vocabulário". Os termos divulgados são da cartilha do TSE (Tribunal Superior Eleitoral): “Expressões racistas: por que evitá-las”.

"Esta iniciativa visa fortalecer a educação antirracista e promover relações étnico-raciais mais inclusivas, lembrando-nos da importância da igualdade e do respeito mútuo", destaca o Representante Legal do Sindicato, Durval Ludovico Silva. 

Cartilha do TSE

A cartilha traz uma lista de 40 termos e expressões que não devem ser usados pelas brasileiras e brasileiros, em sua linguagem cotidiana ou formal, por seu teor racista e ofensivo. A publicação foi produzida pela Comissão de Promoção de Igualdade Racial do TSE, instituída em março, para combater o preconceito racial na Justiça Eleitoral. 

Um exemplo muito comum é a palavra “escravo”. Conforme a explicação, a palavra certamente deriva do termo latino “sclavus, ou seja, pessoa que pertence a outra, ou de slavus, isto é, eslava ou eslavo, um povo bastante escravizado na antiguidade”.

Outro ponto fundamental apontado é que “os termos escrava e escravo passam a ideia de que a pessoa já nasceu sem liberdade, como algo inato à sua condição, ignorando o fato de que as africanas e os africanos foram trazidos(as) ao Brasil e forçados(as) a trabalhar nessa condição”. Assim, como se explica na cartilha, “a palavra mais adequada para designar essa condição seria ‘escravizado(a)’”.

Combater o racismo estrutural

O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão. Até 130 anos, os negros traficados eram mantidos em condições subumanas de trabalho, sem remuneração e debaixo de açoite.

Quando, no papel, a escravidão foi abolida, em 1888, nenhum direito foi garantido aos negros. Sem acesso à terra e a qualquer tipo de indenização ou reparo por tanto tempo de trabalho forçado, muitos permaneciam nas fazendas em que trabalhavam ou tinham como destino o trabalho pesado e informal. As condições subumanas não se extinguiram.

"Até 1888 os trabalhadores negros eram escravizados e trabalhavam. A partir daí, são vistos como preguiçosos. O racismo institucional existe e atua dessa forma na vida das pessoas negras, porque existe o racismo que foi se estruturando ao longo do final do século 19 até o que a gente presencia hoje", destaca Maria Sylvia de Oliveira, Advogada e Presidente do Geledés.

A Campanha define algumas ações gerais com datas definidas, a saber:

8 de março: Dia Internacional de Lutas das Mulheres

14 de março: Homenagens a Marielle Franco, Abdias do Nascimento e Carolina Maria de Jesus;

16 de março: Homenagem à Claudia Ferreira e às vítimas da violência do Estado;

21 de março: Dia Internacional pela Eliminação do Racismo, Dia Nacional do Candomblé e encerramento da Campanha dos 21 dias.


Acompanhe nas nossas redes sociais: 



Os termos

Confira as palavras e expressões, usadas com frequência no cotidiano brasileiro, mas que devem ser abolidas por causa de seu cunho racista, de acordo com a cartilha Expressões racistas: por que evitá-las, do TSE.

1- A coisa tá preta
2- Barriga suja
3- Boçal
4- Cabelo ruim
5- Chuta que é macumba!
6- Cor de pele
7- Criado-mudo
8- Crioulo
9- Da cor do pecado
10- Denegrir
11- Dia de branco
12- Disputar a negra
13- Esclarecer
14- Escravo
15- Estampa étnica
16- Feito nas coxas
17- Galinha de macumba
18- Humor negro
19- Inhaca
20- Inveja branca
21- Lista negra
22- Macumbeiro
23- Magia negra
24- Meia-tigela/de meia tigela
25- Mercado negro
26- Mulata
27- Mulata tipo exportação
28- Não sou tuas negas!
29- Nasceu com um pé na cozinha
30- Nega maluca
31- Negra com traços finos
32- Negra de beleza exótica
33- Negra de alma branca
34- Ovelha negra
35- Preto de alma branca
36- Quando não está preso está armado
37- Samba de crioulo doido
38- Serviço de preto
39- Teta de nega
40- Volta pro mar, oferenda!




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal