Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 30/11/2023
Reunião do Sindserv Santo André com as gerências da SE - Foto: Sindicato
Com a finalidade de exigir ações para combater o aumento preocupante do assédio moral contra as professoras, professores e profissionais da Educação nas unidades escolares, o Sindserv Santo André se reuniu com a Secretaria de Educação, no último dia (28).
Participaram do encontro com as gerências da SE as diretoras do Sindicato, as professores Mirvane e Gabriela, e o assessor jurídico do Sindicato, Dr. Cleiton Coutinho.
“O Sindicato tem recebido inúmeras reclamações de casos de assédio que vêm acontecendo nas unidades escolares e falamos da importância do cuidado com a forma de falar que deve ter as pessoas quando se dirigem a outras pessoas”, explica a dirigente Mirvane.
Adoecimento
Mirvane e Gabriela também enfatizaram para a Gerência da SE que existe um número cada vez maior de servidores adoecendo por questões psicológicas pelas condições de trabalho e essa situação se agravou no período pós pandemia.
“A grande quantidade de atestados médicos é apresentado hoje em razão dos problemas psicológicos e psiquiátricos oriundos das condições nos locais de trabalho que agravam esse quadro. Às vezes uma simples fala de forma mais educada e solidária evita vários desses problemas”, explicaram as sindicalistas.
Respeito ao trabalho dos ADIS
As diretoras do Sindicato, Mirvane e Gabriela, falaram sobre a situação de trabalho dos Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs), relatando que todas as creches são obrigadas a cumprir 1 h por dia de planejamento e formação para os professores e professoras, para que seja cumprida a lei do piso conforme determinação judicial.
No entanto, Mirvane e Gabriela disseram que a SE precisa olhar para os ADIs também. “Esses profissionais nesse período ficarão sozinhos com as crianças. Isso terá que ser mais discutido para que ninguém seja prejudicado”, enfatizaram as diretoras do Sindserv Santo André.
Curso para Equipes Gestoras com participação do Sindicato
No final da reunião, ficou acertado de que todas as denúncias que o Sindicato receber serão encaminhadas e tratadas direto com a Secretaria de Educação para que providências sejam tomadas.
A SE informou que está planejando um curso para as equipes gestoras sobre Assédio Moral no início do próximo ano letivo e o Sindicato solicitou a participação nesse encontro.
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima