Santo André, * *

Sindicato, Comissão dos Agentes de Trânsito e Administração debatem lutas da categoria
Participaram os dirigentes do Sindicato, José Osvaldo, Bruna Rúbia e o assessor jurídico, Cleiton Coutinho, representantes do DET, Murilo e Rene, e membros da Comissão dos Agentes de Trânsito.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 21/09/2023

Imagem de Sindicato, Comissão dos Agentes de Trânsito e Administração debatem lutas da categoria

O Sindserv Santo André, a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Comissão dos trabalhadores do Trânsito se reuniram na quarta-feira, dia (20), para debater as demandas e lutas dos agentes de trânsito do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego).

Participaram os dirigentes do Sindicato, José Osvaldo, Bruna Rúbia e o assessor jurídico, Cleiton Coutinho, representantes do DET, Murilo, Rene, os encarregados, Torres e do William, e membros da Comissão dos Agentes de Trânsito. "Essa reunião foi muito produtiva e contou com a parceria dos agentes de trânsito da Comissão, que podem sempre contar com a gente nas suas lutas. Tivemos uma relação boa com o DET e esperamos avançar nas lutas em defesa dos trabalhadores do trânsito", explicam os dirigentes do Sindicato.

Nesta reunião, os dirigentes do Sindicato e os membros da Comissão cobraram respostas da Prefeitura para as seguintes pautas dos trabalhadores:

Adicional de periculosidade
O Sindicato e a Comissão cobraram da Administração o cumprimento da Lei federal 14.684, que foi sancionada na quinta-feira, dia (20), pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Essa Lei considera perigosas as atividades desempenhadas pelos agentes das autoridades de trânsito e garante o direito ao adicional de periculosidade. Essa conquista é resultado do PLC 180/2017 de  autoria do ex-deputado Décio Lima (PT-SC) que foi proposto pela FETRAN ((Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Detrans Estaduais e do Distrito Federal) e CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística), entidades que representam os trabalhadores no Brasil. 

Uniformes
O DET informou ao Sindicato que já foi licitado e abrangerá 15 itens. Os dirigentes reforçaram que  essa é uma reivindicação antiga dos agentes de trânsito.

Horas Extras
A Administração respondeu que tem 2000 horas extras para o setor, e alegou dificuldade para pagar as horas feitas a mais devido à falta de orçamento. Os dirigentes do Sindicato disseram que é importante que seja feito esse pagamento.

Exame Toxicológico
A reivindicação do Sindicato e da Comissão é que a Prefeitura pague o custo desse exame para os trabalhadores. A Administração informou que falta a gestão do Trânsito fazer essa conversa com o financeiro da PMSA. O Sindicato continuará a pressão para que a Prefeitura arque com essa despesa. 

Contrato do Rádio/Comunicação
Os problemas continuam, em alguns lugares, não pegam. O Sindicato e a Comissão propuseram ao DET usar o Palm top  para instalar o aplicativo de WhatsApp  para divulgar fotos visando facilitar a comunicação com o setor e evitar que o funcionário utilize os aparelhos e dados pessoais.

Formação
O Sindicato e a Comissão enfatizaram a importância de cursos de capacitação para os trabalhadores. A Administração respondeu que irá verificar a possibilidade. 

Ponto
Os trabalhadores estão com dificuldades de acesso ao sistema e espelho de ponto. O Sindicato e a Comissão pediram que a Administração forneça o registro de ponto aos servidores do trânsito.

Segurança
O Sindicato e a Comissão reivindicaram que a Administração efetue uma parceira com a GCM, para auxiliar em casos de atribuições de natureza policial. Outro tema refere-se à sensibilidade da gestão em relação a escala em dias de chuva intensos. O Sindicato e a Comissão alertaram sobre o período de temperaturas elevadas e a importância de pensar em estratégias para evitar a exposição excessiva dos servidores aos riscos.

Luvas de segurança
O Sindicato e a Comissão cobraram o fornecimento de EPI (Equipamento de Proteção Individual) aos servidores que  que trabalham com eletricidade. Também foi falado sobre os itens: cinto específico, botas com cadarço para os eletricistas e com isolamento diferenciado no solado. Sobre essas reivindicações do Sindicato e Comissão, a Administração pediu as especificações para dar encaminhamento.

Limpeza dos banheiros
O Sindicato e a Comissão falaram dessa situação preocupante, que os agentes têm feito horas extras para efetuar essa limpeza nos plantões de finais de semana. 
A Administração alegou dificuldades com recursos humanos, mas informou que que estão contratando uma pessoa. O Sindicato e a Comissão insistiram que essa situação precisa ser resolvida. 

Lavagem e higienização das viaturas
O Sindicato e a Comissão alertaram que o ar condicionado das viaturas precisa de manutenção, informando que devido ao verão, altas temperaturas, precisa trocar os filtros, para não ocasionar doenças nos trabalhadores. A Administração disse que a manutenção está sendo feito, mas que ficará atenta.

Apoio psicológico e jurídico
O Sindicato e a Comissão reivindicaram acompanhamento jurídico e psicológico para os servidores do trânsito, explicando que, em alguns casos, os trabalhadores precisam ir à delegacia e, muitas vezes, a autoridade policial causa embaraço nas ocorrências. A Administração disse que tem projeto sobre o tema e, que assim que estiver apresentará aos trabalhadores.

Próxima reunião
Os dirigentes do Sindserv Santo André e a Comissão dos Trabalhadores darão continuidade às lutas dos agentes em reunião agendada no dia 21 de novembro, às 14h.


Juntos Somos Mais Fortes!
Fortaleça quem luta junto com você! 
Diretoria do Sindserv Santo André




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

3º Encontro dos Aposentados do Sindserv Santo André - 4 de junho de 2024 - Fotos: Mídia Consulte e Tiago Oliver