Santo André, * *

Após denúncias do Sindserv, CRAISA contrata nova empresa de alimentação
“A luta em defesa do Vale-Refeição para todos os servidores continua. Esperamos que essa nova empresa forneça uma refeição adequada", disse Durval Ludovico Silva, Representante Legal do Sindicato.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 01/09/2023

Imagem de Após denúncias do Sindserv, CRAISA contrata nova empresa de alimentação

edital CRAISA

As inúmeras denúncias e reclamações que resultaram em uma ação civil pública feita pelo Sindserv Santo André sobre as Marmitex fornecidas pela APETECE Sistemas de Alimentação deram resultado.

A CRAISA (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) anunciou a mudança da empresa terceirizada.

O Sindicato entrou em contato com a autarquia nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, que confirmou que a partir de segunda-feira, dia (4), a Suprir Alimentação irá fornecer as refeições para os servidores nos locais de trabalho. Hoje recebem as marmitas em Santo André os trabalhadores da Educação, Saúde (que trabalham no regime noturno), GCM e Trânsito.

Segundo o edital publicado pela CRAISA no Diário do Grande do ABC, a Suprir Alimentação venceu a licitação no valor R$ 16 milhões para o fornecimento de Marmitex no período de 12 meses.

“A luta em defesa do Vale-Refeição para todos os servidores continua. Esperamos que essa nova empresa forneça uma refeição adequada e digna para os nossos servidores. O Sindicato continuará vigilante e qualquer reclamação, os trabalhadores podem entrar em contato pelo  nosso canal de atendimento pelo WhatsApp (11) 4433-1870”, disse Durval Ludovico Silva, Representante Legal do Sindserv Santo André.


Ação Civil Pública

A  diretoria do Sindserv Santo André protocolou no último, dia 28 de agosto, na Vara da Fazenda Pública Municipal de Santo André uma ação civil pública exigindo providências urgentes da Prefeitura e da CRAISA sobre a empresa APETECE Sistemas de Alimentação.

Elaborada pelo Departamento Jurídico do Sindicato, a ação narra uma série de denúncias feitas pelos servidores sobre o péssimo estado das marmitas entregues pela empresa terceirizada.
Um dos casos envolveu três servidores associados da Educação da EMEIEF Janusz Korczak que passaram mal após comerem a marmita no dia 1º de agosto.

A diretora do Sindicato, a professora Mirvane Dias, esteve nessa unidade escolar e conversou com os profissionais. "Verificamos que das três pessoas, duas foram ao hospital e acabaram sendo afastadas do trabalho pelos médicos", explica a dirigente.

Descaso com a refeição é antigo
São antigos e recorrentes os problemas que os servidores denunciam sobre as marmitas nos locais de trabalho. Na ação civil pública, o Sindserv incluiu o histórico dessas denúncias enviados à CRAISA, autarquia responsável pela contratação da empresa terceirizada, que destacam: marmitas com caramujo, alimentos azedos, com data de validade vencidos e até queimados.

"As reclamações sinalizam que em alguma das fases da produção e/ou entrega das marmitas está sendo ineficiente para garantir e ou preservar a qualidade dos alimentos. Contudo, deixa o município de Santo André de cumprir com suas obrigações legais e contratuais, expondo, com sua omissão voluntária, a saúde de seus trabalhadores a riscos e adversidades injustificáveis, facilmente preveníveis”, cita trecho da ação do Sindicato, que está tramitando na Justiça.

Sindserv Santo André - 

 

 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

3º Encontro dos Aposentados do Sindserv Santo André - 4 de junho de 2024 - Fotos: Mídia Consulte e Tiago Oliver