Santo André, * *

Sindicato e Comissão da GCM debatem pautas da corporação com Secretário de Segurança Cidadã
Em resposta, o coronel Vlamir disse que “houve um equívoco na informação divulgada pelo DGABC e que não existe nenhuma intenção da Administração em mudar a atual sede do Comando da Guarda Municipal”.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 05/06/2023

Imagem de Sindicato e Comissão da GCM debatem pautas da corporação com Secretário de Segurança Cidadã

Reunião com Secretaria de Segurança Cidadã

Com a finalidade de debater as pautas da GCM (Guarda Civil Municipal), dirigentes do Sindserv Santo André e membros da Comissão da GCM reuniram-se na segunda-feira, dia (5/6), com o Secretário de Segurança Cidadã, Vlamir Luz Machado.

A Guarda Distinta Meire, representante da Comissão, perguntou sobre o andamento das reivindicações da GCM que já foram apresentadas pela Comissão ao ex-Secretário da pasta, Sardano, e também sobre as alterações estatutárias necessárias em virtude de alterações legislativas recentes.

Recém-empossado no cargo, Machado, ex-comandante do 6º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano), respondeu que está se familiarizando com as pautas em andamento e entende como pertinente a pauta de adicional para motorista e, em breve, se posicionará sobre os temas questionados, tais como: a alteração de 30 para 60 dias a quantidade de faltas justificadas para obtenção da evolução funcional em função de alteração na lei.

Houve equívoco sobre mudança da sede

O diretor do Sindserv Santo André, o GCM Wheber Lopes, questionou o Secretário de Segurança Cidadã sobre a situação da sede da corporação, que atualmente funciona na Rua coronel Celestino Henrique Fernandes, 200.

Em matéria do Diário do Grande ABC, veiculada no último dia 1º de junho, a Prefeitura analisa criar nesse espaço da corporação outro equipamento de segurança ou transformá-lo em prédios para a Polícia Militar.

Em resposta, o coronel Vlamir disse que “houve um equívoco na informação divulgada pelo Jornal e que não existe nenhuma intenção da Administração em mudar a atual sede do Comando da Guarda Municipal”.

No entanto, o Secretário informou que existe a provável intenção da construção de um prédio novo na Rua Almeida Garret a fim de abrigar a 1ª Inspetoria que hoje encontra-se instalada em caráter precário no Terminal Rodoviário de Santo André (TERSA).

Verba para manutenção da atual sede

Sobre a atual sede da Guarda Municipal, Machado disse aos dirigentes do Sindserv Santo André e da Comissão da GCM que já existe uma verba alocada para manutenção do prédio e que muito em breve iniciarão as obras de revitalização do prédio.

Problemas enfrentados pela corporação

Durante a reunião, foram abordados outros temas de interesse da corporação andreense. A GCM Chiarapa questionou sobre algumas deficiências do sistema de informações da Guarda e das dificuldades encontradas na operação do sistema.

O Secretário Adjunto Major PM, Edson Lima de Oliveira, respondeu que atualmente o sistema Infocrim disponibilizado para o município tem limitações de pesquisa, que serão liberados quando os agentes da corporação passarem por certificações de utilização que já estão previstas para acontecer no segundo semestre.

O GCM Orlando questionou sobre o curso e atualização para Agente de Trânsito que ainda não foi efetuado, ficando em desconformidade com a Portaria Nº 966, de 25 de julho de 2022.

Em resposta, a Comandante Vincenzina Simone disse que o Departamento de Trânsito está licitando a empresa para atender essa demanda.

O GCM Helmac Ferreira explanou que existem vários editais em andamento, tais como os recursos oriundos da Secretaria Nacional de Segurança Pública ( SENASP), na qual foi necessário uma intervenção administrativa para devida reclassificação da cidade de Santo André.

Ele respondeu que hoje já está reclassificado acerca dos editais do Ministério da Justiça e Segurança Pública 01/2023, w têm outros editais em andamento pra aquisição de armamento, munições, viaturas e equipamentos, com destaque para implantação de rádio comunicação digital prevista para o segundo semestre, contratação de Psicólogo já previsto dentro do concurso da PMSA em curso.

Violências nas Escolas
O GCM Luiz Henrique solicitou informações sobre um suposto protocolo de atendimento que a comunidade escolar deve seguir em caso de emergência nas unidades escolares e explanou que recentemente houveram vários telefonemas ameaçadores inclusive sobre uma possível invasão a uma escola, na qual a direção não soube como agir, usando o botão do pânico horas depois do ocorrido do contato telefônico.

O adjunto Edson explicou que existe uma orientação em relação ao botão de pânico e, certamente, nesta situação a direção deveria ter acionado de pronto o recurso, mas serão veiculados protocolos mais incisivos e detalhados sobre procedimentos relativos à segurança.

Nomes dos participantes da reunião
Participaram: o Secretário de Segurança Cidadã de Santo André, o Coronel PM Valmir Luiz Machado; o Secretário Adjunto Major PM, Edson Lima de Oliveira; a Comandante Inspetora Vincenzina de Simone, pela Corregedoria  GCM Helmac Ferreira Damasceno, pela Comissão da GCM: Classe Distinta Meire, 1ª Classe Chiarapa e 3ª Classe Orlando e pelo Sindserv Santo André, os diretores e GCMs, Luiz Henrique e Wheber Lopes.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal