Santo André, * *

Privatização NÃO! Em defesa do serviço público do SFMSA
Funcionários do SFMSA protestaram na Tribuna Livre, no último  dia 30 de março, contra a privatização da autarquia.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 04/04/2023

Imagem de Privatização NÃO! Em defesa do serviço público do SFMSA

card-nota

O Sindserv Santo André defende a manutenção do Serviço Funerário do Município de Santo André (SFMSA) e não concorda com a proposta do governo municipal de privatizar esse importante serviço público oferecido há muitos anos para população.

A proposta do Executivo é repassar para a iniciativa privada a concessão por 40 anos dos cemitérios públicos de Santo André.

O Projeto de Lei chegou a ser avaliado em sessão na Câmara Municipal, no dia (30/3), mas não teve consenso entre os 21 vereadores, que manifestaram divergências até mesmo dentro da base governista. 

Funcionários do SFMSA protestaram na Tribuna Livre, no último  dia 30 de março, contra a privatização da autarquia. Eles denunciaram que o governo municipal não tem dado suporte ao serviço funerário municipal, argumentando que contratos com empresas terceirizadas que cuidavam da limpeza dos cemitérios não foram renovados e também não foi autorizada a abertura de concurso público para reposição de servidores que se aposentaram.  

 

Outra preocupação com a privatização do SFMSA é que consequentemente mais postos de trabalho serão fechados e isso acarretará na redução da arrecadação do IPSA (Instituto de Previdência de Santo André), responsável pelo pagamento das aposentadorias dos servidores andreenses. 

O Sindicato defende abertura de concursos públicos e que seja preservado este bem público que atende à população de Santo André e municípios adjacentes. O SFMSA é  responsável pelo atendimento de 450 a 600 óbitos mensais, sendo que a grande maioria são de famílias de vulnerabilidade social.

Esta autarquia é reconhecida por prestar um serviço de qualidade e por arcar com suas despesas oriundas das arrecadações dos cemitérios municipais, garantindo à população taxas bem menores em comparação ao serviço particular e, no caso, de pessoas extremamente pobres o serviço da Funerária Municipal é gratuito, com fornecimento de: urna, tamponamento e preparo do corpo. 

 

Defendemos a realização de uma Audiência Pública para discussão ampla desse Projeto de Lei do Executivo com a participação do Sindicato, dos trabalhadores do SFMSA e do governo municipal.

Se é público, é para todos! Não à privatização do Serviço Funerário Municipal de Santo André!

Diretoria do Sindserv Santo André




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

3º Encontro dos Aposentados do Sindserv Santo André - 4 de junho de 2024 - Fotos: Mídia Consulte e Tiago Oliver