Santo André, * *

Sindserv Santo André parabeniza Ministro Marinho por defender pautas da classe trabalhadora
Para Durval Ludovico Silva, Representante Legal do Sindserv Santo André, esse encontro foi importante para restabelecer o diálogo com o governo e será uma oportunidade de debater pautas de lutas dos servidores e servidoras públicos.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 19/01/2023

Imagem de Sindserv Santo André parabeniza Ministro Marinho por defender pautas da classe trabalhadora

Durval e o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho - foto: Divulgação

A importância de incluir os trabalhadores e trabalhadoras dos setores público e privado nos debates de interesse nacional foi destaque na primeira reunião do presidente Lula com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que reuniu 500 sindicalistas e dirigentes de 10 centrais sindicais, no dia (19/1), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na ocasião foram criados grupos de trabalho para discutir e propor a nova política de valorização do salário mínimo, a regulamentação de trabalhadores por aplicativos e a negociação coletiva.

O Ministro do Trabalho Luiz Marinho disse que o objetivo dos grupos de negociação é valorizar o trabalho e a proteção social. 

Sobre a política de valorização do salário mínimo, Marinho falou que será preciso respeitar a previsibilidade da economia, importante para prefeitos, governadores, governo federal e empresariado, para melhorar o poder de compra mantendo a inflação e o equilíbrio fiscal.

“Já fizemos uma vez e sabemos que é plenamente possível fazer de novo. Vamos construir entendimentos e consensos para fortalecer o trabalho, a classe trabalhadora e, acima de tudo, retomar o processo vigoroso de geração de empregos e oportunidades”, disse Marinho.

Fortalecimento dos sindicatos

Para Durval Ludovico Silva, Representante Legal do Sindserv Santo André, esse encontro foi importante para restabelecer o diálogo com o governo com as centrais sindicais, que não foram recebidas nos últimos anos. 

“É muito positiva essa iniciativa do Ministro Marinho de fortalecimento dos sindicatos, que são instrumentos de luta que atuam na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Estamos otimistas que nossas pautas, como valorização dos servidores públicos e o fim da PEC-32 serão debatidas com serenidade pelo novo governo”, explica.

Importante destacar que as últimas mudanças que mexeram com direitos no governo passado, como as reformas Trabalhista e da Previdência, não tiveram a participação dos trabalhadores.

Marinho disse durante a reunião que irá organizar uma agenda sob a liderança da Ministra da Gestão, Esther Dweck, para discutir a  Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da negociação coletiva, e outras questões relativas aos servidores e servidoras.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal