Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 11/10/2022
card-divulgação
As professoras e os professores da rede municipal de Santo André não têm nada a comemorar no Dia do Professor, que será celebrado no próximo sábado, dia (15).
Um dos motivos é a insatisfação contra a nova Ficha de Pontuação lançada pela Secretaria de Educação que ZERA a pontuação dos professores, isso significa que não serão mais computados todos os cursos/especializações adquiridos pelos docentes desde o início de sua carreira em Santo André. Só vale agora a inclusão de apenas 10 cursos dos últimos 5 anos, como se o conhecimento adquirido tivesse prazo de validade.
Em reunião online do Sindserv Santo André, realizada na noite de terça-feira, dia (11), os docentes também elencaram outras ações da Prefeitura que desvalorizam o trabalho dos educadores (leia abaixo) e debateram ações de luta.
A Secretaria de Educação fez a reformulação da Ficha de Pontuação sem levar em consideração as inúmeras contribuições propostas pela categoria, que foram apresentadas pelo Sindserv Santo André.
Em reunião, as professoras e professores consideram essa ficha da SE um retrocesso na valorização sobre a Formação Continuada que vinha sendo alcançada a cada reformulação da Ficha de Pontuação.
Protesto, Tribuna Livre e ações nas redes
Os professores aprovaram na reunião com o Sindserv ações de
mobilização e luta. Nesta quinta-feira, dia (13), dirigentes
do Sindicato e educadores farão protesto contra ações
de desvalorização dos professores, às 19h, no Centro
de Formação de Professores, localizado à Rua Tirol 05 no Parque das
Nações.
Também neste dia, a diretora do Sindicato, a professora Gabriela
Mousse, fará uso da Tribuna Livre, na Câmara.
Os dirigentes do Sindserv irão entregar no protesto o informativo “Estopim Cadê a Valorização dos Professores, Prefeitura de Santo André” (abaixo) que traz uma síntese da pauta dos educadores, destacando os retrocessos na Ficha de Pontuação, o não cumprimento da Lei 1/3 da Jornada para formação e planejamento, a falta de agentes inclusão nas unidades escolares que estão sobrecarregando os profissionais que estão trabalhando, a urgência da contratação de mais professores, o repúdio à Lei Municipal que autoriza a terceirização ao autorizar o credenciamento de instituições privadas para complementação de vagas em creches entre outras pautas importantes (leia abaixo no informativo).
Na sexta-feira (14), véspera do Dia do Professor, os professores farão uma ação nas unidades escolares. A orientação do Sindicato é que os educadores se manifestem tirando fotos segurando cartazes com frases de repúdio à Ficha de Pontuação e exigindo valorização de verdade.
O Sindserv Santo André pede que sejam enviadas essas fotos que
serão divulgadas nas suas redes sociais. O Sindicato
divulgará uma hashtag para que seja compartilhada nas redes.
Estopim Educação
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima