Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 28/01/2022
Foto: Reunião presencial da Diretoria de base do Sindserv Santo André
O Sindserv Santo André realizou nesta sexta-feira (28) reunião presencial com a Diretoria de base, que é formada por servidoras e servidores de todas as secretarias da Prefeitura. Os encontros acontecem todo mês.
Na pauta, os dirigentes falaram sobre pautas de interesse dos servidores andreenses: a reposição inflacionária do Acordo Coletivo de Trabalho de 2021; o descongelamento dos biênios/licença prêmio e o retorno às aulas presenciais na rede municipal de Educação diante do surto de gripe e da nova variante Ômicron que dissemina mais rapidamente a Covid-19.
Os diretores Amauri Francica e Rodrigo Gomes conduziram os trabalhos e informaram que foi encaminhado ao prefeito Paulo Serra pedido de reunião urgente para debater o pagamento da reposição inflacionária de 2021 para os 14 mil servidores da ativa e aposentados, que estão sem aumento salarial desde o ano passado.
A nefasta Lei Complementar 173/2020 de Bolsonaro que congelou os
reajustes nos salários e biênios dos servidores públicos terminou
em 31 de dezembro de 2021, portanto, a Prefeitura tem que cumprir o
seu papel e pagar a reposição integral da inflação para todos os
servidores da ativa e aposentados.Com relação aos biênios/licença
prêmio, os diretores disseram que o jurídico do Sindserv já
adotou as medidas judiciais cabíveis para tentar reverter
a liminar que a Prefeitura conseguiu no final de
dezembro do ano passado para não pagar os benefícios.
Retorno às aulas presenciais na rede
Os diretores também manifestaram preocupação com o retorno às aulas presenciais previstas em Santo André a partir do dia 7 de fevereiro, diante do surto de gripe e da nova variante ômicron, que dissemina mais rapidamente a COVID-19.
O professor Rodrigo Gomes informou que foi enviado à Secretaria de Educação um documento solicitando que sejam feitos testes de Covid-19 em massa nos profissionais nas unidades escolares, bem como que torna-se obrigatória a apresentação das carteiras de vacinação dos alunos. Outra proposta do Sindicato é verificar a possibilidade de manter as aulas remotas pelo menos durante o primeiro trimestre deste ano, até que a vacinação infantil avance mais na cidade.
Reajuste Salarial e Biênios são temas do Estopim Janeiro
Os dirigentes também informaram que na próxima semana irão distribuir a edição do Estopim-Janeiro, que está disponível na versão digital no site da entidade. A matéria principal de capa faz um balanço das negociações da Campanha Salarial de 2021, mostrando os direitos sociais/econômicos acordadas com a Prefeitura e as lutas/ cobranças feitas pelo Sindserv sobre o pagamento do reajuste que ainda não teve resposta da Administração.
O informativo também esclarece dúvidas sobre a ação dos biênios/licença prêmio e alerta que a luta contra os retrocessos da PEC-32, a Reforma Administrativa de Bolsonaro/Guedes, continua neste novo ano. A base governista não conseguiu força política suficiente para obter os 308 votos necessários à aprovação, o que fez com que a matéria não fosse incluída na pauta de votação antes do encerramento dos trabalhos de 2021. "Essa vitória é fruto das mobilizações nas ruas e nas redes sociais dos trabalhadores das três esferas do serviço público que reforçaram alto e em bom som: NÃO à Reforma Administrativa de Bolsonaro e quem votar não se reelege em 2022", destaca editorial do Estopim.
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima