Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 11/01/2022
Card Sindserv Santo André - criação Mídia Consulte
A reposição inflacionária dos anos de 2021 e 2022 para todos os servidores andreenses da ativa e aposentados e as reclassificações salariais são lutas prioritárias do Sindserv Santo André neste início de ano.
A data-base do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) -- mês em que o reajuste deveria ter sido aplicado -- venceu em 1º de maio de 2021. Importante destacar que a negociação do Sindicato com a Secretaria de Inovação e Administração sobre a pauta de reivindicações do ACT iniciou em março do ano passado.
Nestas rodadas foram debatidas várias cláusulas sociais e algumas já foram aprovadas pela Administração, porém, o Sindicato não obteve uma resposta concreta sobre a reposição salarial.
Segundo levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o salário do servidor neste período de 1º de maio até 31 de outubro de 2021 teve uma defasagem inflacionária de 12,88%. Esse índice foi calculado com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE, sobre o poder de compra de acordo com o salário vigente.
“Não estamos mendigando salário, apenas lutando pelo nosso direito. O aumento da inflação e do custo de vida diminuíram o poder de compra da classe trabalhadora. Nós servidores estamos lutando para sobreviver. Muitos contraíram empréstimos e estão endividados. Sem o reajuste a situação piora ainda mais”, alerta o Representante Legal, Durval Ludovico Silva.
Em dezembro do ano passado, o Sindserv organizou dois grandes atos públicos no Paço Municipal exigindo da Administração uma resposta concreta sobre o reajuste.
LEI NEFASTA DO CONGELAMENTO TERMINOU EM 31/12/2021
A nefasta Lei Complementar 173/2020 de Bolsonaro que congelou os reajustes nos salários e biênios dos servidores públicos terminou em 31 de dezembro de 2021, portanto, a Prefeitura tem que cumprir o seu papel e pagar a reposição integral da inflação para todos os servidores da ativa e aposentados.
O Sindserv Santo André intensificará a pressão para que o prefeito Paulo Serra efetue a reposição inflacionária nos salários do Acordo Coletivo de Trabalho (2021), bem como cumpra a sua promessa de campanha e faça as reclassificações salariais de todas as categorias que protocolaram pedidos.
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima