Santo André, * *

Sindserv Santo André participa de reunião do Coletivo de Mulheres da CUT ABC
Durante a reunião, as dirigentes falaram da importância do pensamento do educador brasileiro Paulo Freire para as lutas dos movimentos sindicais, sociais e populares na contemporaneidade. 

Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 09/09/2021

Imagem de Sindserv Santo André participa de reunião do Coletivo de Mulheres da CUT ABC

reunião on-line do Coletivo de Mulheres do ABC

A diretora do Sindserv Santo André, a professora Mirvane Dias, participou nesta quinta-feira (9) da Reunião do Coletivo de Mulheres da CUT-ABC. Também participaram do encontro mulheres sindicalistas dos setores metalúrgico, bancário, educação, vestuário entre outros.

Durante a reunião, as dirigentes falaram da importância do pensamento do educador brasileiro Paulo Freire para as lutas dos movimentos sindicais, sociais e populares na contemporaneidade. 

“O encontro foi uma Roda de cultura, na qual  falamos sobre a importância de debater Paulo Freire para que as pessoas busquem consciência crítica. E isso nós, como sindicalistas, faremos escutando os trabalhadores e trabalhadoras nos seus locais de trabalho para que possam fazer uma leitura crítica do mundo que elas vivem hoje”, explica a professora e Mestra em Educação, Mirvane Dias.

A sindicalista explica como exemplo a questão do descaso das marmitas servidas pela Prefeitura de Santo André aos servidores. “A servidora recebe sua marmita com bisteca dura, alface azeda e se depara com uma realidade de descaso que não é que a prefeito mostra em sua propaganda. Nosso papel nessa formação é despertar esse sentimento crítico no trabalhador e trabalhadora e mostrar que ele é um portador de direitos e, portanto, tem direito a uma refeição digna”, enfatiza Mirvane.

A sindicalista explica por que a extrema direita critica tanto Paulo Freire. “As razões são que as pessoas começam a ter consciência da sua própria vida e dos seus direitos e de suas condições e a partir daí buscam a liberdade, tomando consciência do seu trabalho”, explica.

Mirvane ressalta a importância do movimento sindical, popular e social tomar as decisões em conjunto, para fortalecer as lutas, ajudando a desconstruir as narrativas de ódio da extrema direita, que propagam fake News, e conscientizar as pessoas a acreditarem na ciência e em fontes oficiais. “Nada sobre nós, sem nós, já dizia o nosso educador Paulo Freire”, concluiu.  

 


A importância de Paulo Freire

Intelectual chamado de “educador popular” Paulo Freire é o professor brasileiro mais conhecido no mundo. O educador pernambucano Paulo Freire completaria 100 anos, no dia 19 de setembro.

Foi criador de uma teoria epistemológica de aprendizagem que grande parte das publicações denomina de Método Paulo Freire.

Seu livro Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa vendeu mais de 1 milhão de exemplares. Seus livros são comercializados em 80 países, podendo-se afirmar, em razão disso, que ele é o educador brasileiro mais lido no mundo.

As numerosas obras de Freire serviram de referência a várias gerações de trabalho educacional crítico.

“Dentre tantos aspectos, destacamos de sua teoria: a crítica à educação bancária; a educação crítica como prática da liberdade; a defesa da educação como ato dialógico; a necessidade de o professor ser pesquisador e ter rigor científico nas suas aulas, a problematização e a interdisciplinaridade no ato educativo e a noção de ciência aberta às necessidades populares”, destaca Lisete Arelaro, doutora em Educação pela USP e ex-diretora da FEUSP, em artigo publicado na Carta Capital.

Segundo a estudiosa, suas obras são críticas, mas cheias de esperança porque o homem e a mulher, como seres inconclusos, sempre podem aprender mais e mudar a sua realidade e a do mundo.

“Não há destino. Ninguém aprende sozinho, aprende-se em comunhão. E isso se faz nas práxis da ação, reflexão e ação. Por isso, ele nos lembrava: O mundo não é, ele está sendo”, ressalta.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal