Santo André, * *

Estopim Especial: Reforma da Previdência compromete futuro do IPSA
Saiba quais são as consequências do PLC de Paulo Serra ao nosso Instituto

Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 15/07/2021

Imagem de Estopim Especial: Reforma da Previdência compromete futuro do IPSA

foto: Durval Ludovico - Representante Legal do Sindserv Santo André

O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) é aquele que abrange os trabalhadores do setor privado, servidores públicos celetistas, servidores detentores exclusivamente de cargo em comissão, empregado público e temporário, assim como o aposentado em cargo em comissão ou mandato eletivo. Esse sistema é gerido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

O nosso em Santo André é o Regime Próprio de Previdência Social, que representa os Servidores estatutários. Temos o  IPSA (Instituto de Previdência de Santo André) que administra as nossas aposentadorias e pensões.

É descontado 14% todo mês do nosso  salário para o Instituto garantir o nosso direito à aposentadoria. A Reforma da Previdência de Paulo Serra fez ajustes graves no Instituto, que comprometem a situação financeira dele e o pagamento do nossso direito.

Desde 2004, o governo municipal precisa fazer aportes no IPSA, para cobrir as dívidas de empréstimos feitos por gestões passadas. O próprio Paulo Serra pegou R$ 10 milhões em 2020 e nunca prestou contas desse dinheiro, que é fruto das contribuições dos servidores e servidoras. 

As mudanças drásticas do PL de Paulo Serra:  juntou as duas massas, o Regime Repartição Simples  de Previdência Social dos Servidores e o Capitalização, que é superavitário. 

Para se isentar da sua responsabilidade, Paulo Serra  não fará mais aportes por ano no Instituto e empurrou a dívida para os próximos sete prefeitos, que poderão pagá-la em até 28 anos!!

 Além do parcelamento, o projeto dele, essa nefasta Reforma, prevê o aumento no desconto da previdência de 14% para até 22%, caso o montante seja insuficiente para pagar as futuras aposentadorias.

Serra tem a cara de pau em afirmar que "salvou a nossa previdência". Na realidade, o IPSA pode quebrar e não ter dinheiro para pagar nossas aposentadorias.

Durval Ludovico Silva, Representante Legal do Sindserv Santo André
  
Assine nosso abaixo-assinado




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal