Santo André, * *

Greve Sanitária da Educação conquista vacinação, mas escolas continuam inseguras

Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 22/06/2021

Imagem de Greve Sanitária da Educação conquista vacinação, mas escolas continuam inseguras

Desde o dia 24 de maio, quando as aulas presenciais da rede municipal de ensino foram determinadas pela Prefeitura, o Canal de Denúncias da Greve Sanitária da Educação pela Vida do Sindserv Santo André não para de receber reclamações. O Sindicato está recebendo denúncias de trabalhadores da Educação e até de pais de alunos. No centro das queixas está o medo da comunidade escolar contrair COVID-19 nas escolas/creches. As principais queixas relatam suspeitas/casos de contaminação de professores/funcionários/alunos pelo novo coronavírus.Levantamento preliminar em 20 unidades escolares denunciadas(17 Emeiefs - Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental - e três creches)mostra 36 casos entre o total de confirmados/suspeitos com COVID-19 entre funcionários, professores e alunos. Desse total,17 casos foram confirmados com a doença e 19 são suspeitos, ou seja, os profissionais estão com sintomas, mas ainda dependem de testes para apurar o resultado. Até o dia 11 de junho, as denúncias contabilizaram 11 escolas com casos confirmados e 10 com casos suspeitos. O Sindicato também recebeu denúncias de problemas estruturais em algumas unidades que desrespeitam os protocolos sanitários recomendados para evitar a contaminação pelo vírus. São os casos da Emeief ProfessorNicolau Moraes Barros e da Creche Professora Yonne Cintra de Souza. Segundo a denúncia, as janelas são viradas para dentro da escola, as salas são grandes,porém, não há ventilação.“O banheiro dos professores ea sala da Secretaria também não têm janelas, necessitam de  reformapara atender aos protocolossanitários”, relata o denunciante. Já a Creche Evangelina Jordão Luppi tem uma estrutura de sobrado e os corredores são estreitos e fechados para a circulação de adultos e crianças. Na Emeief Demercindo, a unidade é pequena, os corredores estreitos e não houvetestagem antecipada dos profissionais e a Prefeitura não forneceu as máscaras.“Na sala não há distanciamento físico, pois em algumas dá 50cm apenas entre as pessoas; não há rede wifi em todas as salas e muito menos computadores”, relata.


GREVE SANITÁRIA PELA VIDA
CONQUISTA VACINA PARA TODOS

Após pressão do Sindserv Santo André, a Secretaria de Educação anunciou, no dia 11 de junho, a vacinação de todos trabalhadores e trabalhadoras da Educação. Essa é mais uma vitória da luta dos Educadores!
O Sindicato pediu em ofício à Prefeitura que todos fossem vacinados– incluindo quem estavade licença médica -- que antes stava impedido de se vacinarem pelo sistema da Prefeitura.
A conquista da vacinação para todos os profissionais da Educação é resultado da Greve Sanitária da Educação Pela Vida, que iniciou no dia 24 de maio -- quando a Prefeitura determinou o retorno presencial sem a vacinação dos trabalhadores e sem a garantia de condições sanitárias nas unidades escolares. Em assembleia virtual do Sindicato,realizada no dia 9 de junho, os trabalhadores da Educação decidiram continuar a Greve Sanitária e manter o ensino remoto até que todos sejam imunizados com as duas doses da vacina contra a COVID-19. Também aprovaram que sejam garantidas todas as condições sanitárias para o retorno com segurança à sala de aula




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Encontro dos Servidores Pais e/ou Responsáveis PCDs da PMSA - 23 de março de 2024 - Fotos: Valdir Lopes