Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, Redação Sindserv Santo André
Publicação: 23/09/2020
área interna do Semasa Betânia- foto: Sindserv Santo André
O Sindserv Santo André está indignado com a Administração que transferiu às pressas cerca de 400 trabalhadores da Gerência de Manutenção de Vias para o Semasa Betânia que está em obras.
O representante legal do Sindserv Santo André, Durval Ludovico Silva, esteve no local nesta sexta-feira (25) e presenciou a seguinte situação: o espaço não tem condições de habitar ninguém, está em obras, tudo quebrado e com fiação exposta que pode provocar acidentes graves, colocando em riscos os trabalhadores. (fotos abaixo)
“Antes de efetivar a troca, os trabalhadores e o Sindicato esperavam ser contactados para tomarem ciência e poderem opinar por uma mudança com condições de trabalho de forma digna. É desumano colocar os trabalhadores da SOSP Guarará em um espaço que já é pequeno e agora em condições precárias”, alerta Durval.
Para se ter ideia da situação precária, na SOSP Guarará tinha 60 chuveiros que já não davam conta para quase 400 servidores e neste espaço no Betânia só tem 12 chuveiros, que estão todos em reforma. No dia 3 de setembro, dirigentes do Sindicato foram ao Betânia e apuraram junto aos trabalhadores que esse novo local não comporta todo mundo, além de ser muito pequeno e as condições de trabalho serem precárias.
O refeitório, por exemplo, não tem espaço suficiente para que os trabalhadores façam as refeições. O local também é longe para os servidores que iniciam o trabalho às 6h da manhã.
Laudo comprova condições degradantes
A engenheira do trabalho do Sindicato fez um laudo sobre as condições no Semasa Betânia. O estudo mostra que o local não está de acordo com que preconiza os itens da NR (Norma Regulamentadora) 24 número 3.214/78 e da Lei Municipal 8.065, que determina condições adequadas de higiene e conforto no ambiente de trabalho.
A Norma é bem clara em questão de segurança e saúde do trabalhador. “Durante a avaliação constatamos que os servidores não terão os devidos locais para realizar sua higiene, fazer suas necessidades e realizar sua refeição em local apropriado, devido à lotação de pessoas no local”, cita documento.
O Sindserv Santo André já encaminhou esse laudo para a Secretaria de Administração e aguarda providências por parte da Administração pública.
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima