Santo André, * *

Bancada do governo na Câmara entrega Semasa para a Sabesp e Sindserv Santo André analisa meios jurídicos para barrar retrocessos
O PL foi aprovado em duas votações ambas com 11 votos a favor e 7 contra

Por: Vanessa Barboza, Redação Sindserv Santo André
Publicação: 12/06/2019

Imagem de Bancada do governo na Câmara entrega Semasa para a Sabesp e Sindserv Santo André analisa meios jurídicos para barrar retrocessos

Foto: Valdir Lopes/Mídia Consulte

Em uma sessão tensa com muito protesto da população, do Sindserv Santo André e dos trabalhadores semasianos foi aprovado pela Câmara Municipal de Santo André, na noite de terça-feira (11), o nefasto PL 20/2019, projeto de Lei que prevê a venda do Semasa para Sabesp e a demissão de todos os 1,1 mil trabalhadores da autarquia. O PL foi aprovado em duas votações ambas com 11 votos a favor e 7 contra.

A vitória do governo Paulo Serra só foi possível mediante manobra regimental que alterou o quórum mínimo de 2/3, equivalente a 14 votos, para maioria simples. Esta decisão foi questionada por afrontar a Lei Orgânica do Município e poderá ser questionada na Justiça.

Na segunda votação, foram aprovadas cinco emendas, entre elas, a que obriga a Prefeitura a abrigar todos os funcionários que não vão aderir o PDV (Plano de Demissão Voluntária). Agora a proposta com as emendas segue para a sanção do prefeito Paulo Serra. 

Descaso

Após a segunda votação  o presidente da Câmara, Pedrinho Botaro (PSDB), que é da base de sustentação do governo, juntou sua pasta e se retirou do plenário seguido pelos vereadores que votaram favoráveis ao PL. Os aliados de Paulo Serra fizeram o jogo do governo e viraram as costas para o povo, entregando o Semasa de bandeja para a Sabesp.

Foi um dia vergonhoso para Câmara de Santo André, que não atendeu o clamor popular e agora coloca em risco o emprego de 1,1 mil trabalhadores semasianos e entrega o Semasa, serviço de saneamento básico da cidade que completa 50 anos esse ano, considerado pioneiro no saneamento integrado, além de ser uma referência nacional no tratamento da água, esgoto, aterro, licenciamento ambiental e fiscalização. 

A luta continua

Já no fim da "sessão da vergonha" a diretoria do Sindserv Santo André se reuniu com os trabalhadores na porta da Câmara. "Hoje nós, e os trabalhadores do Semasa, sofremos um golpe nessa votação. Nosso jurídico irá analisar os desdobramentos e nós temos que nos organizar para fazer uma greve em defesa de nossos direitos", informou Rodrigo Gomes, diretor do Sindicato.

Quem votou contra o trabalhador e a população, não volta!

Confira a seguir os nomes dos 11 vereadores que votaram contra a população andreense e os mais de 1000 trabalhadores do Semasa.

Fabio Lopes (Cidadania)

Rodolfo Donetti (Cidadania)

Jorge Kina (PSB)

Pinchiari (PTB)

Toninho de Jesus (PMN)

Vavá da Churrascaria (SD)

Marcos da Farmácia (PSB)

Scarpino Protetor (PSDB)

Pedrinho Botaro (PSDB)

Ronaldo de Castro (PRB)

Lucas Zacarias (PTB)




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal