Santo André, * *

Semasa: Sindicato e Comissão realizam ações em defesa dos empregos e contra privatização
O Sindicato já enviou ofício para Administração e aguarda um posicionamento para participar das discussões sobre o Semasa e Sabesp.

Por: Viviane Barbosa, Redação Sindserv Santo André
Publicação: 03/05/2019

Imagem de Semasa: Sindicato e Comissão realizam ações em defesa dos empregos e contra privatização

Dirigentes e Comissão na Tribuna Livre no dia 2 de maio - foto: Mídia Consulte

A luta em defesa da manutenção dos empregos dos trabalhadores do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) e contra a privatização da autarquia está crescendo em Santo André.

Dirigentes do Sindserv e da Comissão de Trabalhadores da autarquia foram pedir apoio dos vereadores da Câmara Municipal na quinta-feira, 2 de maio.

Durante a Tribuna Livre, o trabalhador do Semasa, Heder de Freitas Ferrari Oliveira, destacou a importância do legislativo andreense abraçar a causa dos funcionários.

"Queremos o apoio de todos os vereadores de forma apartidária. Três já nos declararam apoio: Toninho de Jesus, Alemão Duarte e Jorge Kina. Lembramos que o problema do endividamento do Semasa é fruto de várias administrações passadas. Gostaríamos também que o Sindserv Santo André e a Comissão de Trabalhadores, eleita em assembleia, participassem das reuniões do governo que estão tratando com a Sabesp”, disse.

Representando os funcionários do Semasa, Heder que trabalha há 29 anos na autarquia, também falou da preocupação com a manutenção dos 1,1 mil postos de trabalho do órgão municipal e falou sobre o documento do Movimento "Semasa é Nosso" protocolado ao Governo, no qual pede uma alteração na Lei Orgânica do Município, solicitando que toda negociação de concessão deva ser aprovada pela população e pelo Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (Comugesan).

Aumento dos preços e falta de transparência

Em entrevista ao Repórter Diário, o diretor do Sindicato, Rodrigo Gomes, falou que as principais preocupações são os preços cobrados na conta de água e esgoto e os empregos.

“Em todas as cidades onde aconteceu a entrega para a Sabesp houve aumento no valor das contas. Outra preocupação é a questão das vagas de emprego. A Sabesp é uma empresa de economia mista, mas o governador João Doria (PSDB) já disse que quer privatizar a Sabesp, ou seja, como é que se vai garantir os empregos?”, questionou.

Atualmente são mais de 1,1 mil funcionários no Semasa.

Segundo a reportagem, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), já informou para o comando da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que o primeiro ponto da negociação é a manutenção dos empregos, independente de qual modelo será adotado no município.

Em 2013, quando Diadema entregou a Saned para a autarquia estadual os quase 1 mil funcionários foram mantidos, mas muitos foram alocados em outras cidades.

Membros da Comissão dos Trabalhadores do Semasa

Semanalmente, o grupo tem se reunido para traçar estratégias de ação e luta. O Sindicato já enviou ofício para Administração informando a Comissão e aguarda um posicionamento para participar das discussões sobre o Semasa e Sabesp.

Confira os nomes abaixo:

Edmilson Ferreirados Santos – DRS
Alan José Duarte – Guarará
Whashington Carlos de Almeida – Sede
Josafá Lopes Lima – Guarará
Priscila Martins Mendes – Gema

Suplentes
Renata Moreno – PA- Centro
Elena Maria Rezende – Sede
Laerte Soares Lima – Guarará
Wainer L. Lourenço – Sede

Representantes  da ASSE
Zacarias Roque dos Santos – Guarará

Assista ao vídeo do trabalhador do Semasa à Tribuna Livre - 2 de maio 2019




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal