Santo André, * *

Assembleia acontece às 18h30, na sede do Sindicato

Por: Redação Sindserv Santo André
Publicação: 12/03/2019

Imagem de Defenda sua aposentadoria! Sindserv Santo André realiza assembleia geral com a categoria na sexta-feira (15)

Arte: Mídia Consulte

Diante da perversa reforma da previdência proposta pelo governo de Bolsonaro (PEC 06/2019), o Sindserv Santo André vai realizar na sexta-feira (15), às 18h30, assembleia geral com os servidores andreenses, na sede do Sindicato.

Na ocasião será deliberada a participação da categoria no Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Aposentadoria e da Previdência Social, que acontecerá na sexta-feira (22). O ato é um aquecimento rumo à greve geral.

Reforma da Previdência de Bolsonaro

A Proposta de Emenda Constitucional, PEC da reforma da Previdência, do governo Bolsonaro quer acabar com o sistema público de aposentadoria e entregar a administração da Previdência aos bancos, introduzindo o chamado regime capitalização em substituição ao de repartição que vigora ainda hoje no Brasil.

A diferença é que no modelo anunciado e defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, patrões e governos deixam de contribuir e a poupança da classe trabalhadora passa a ser gerida pelos banqueiros, que certamente vão lucrar muito com a mudança, em detrimento dos aposentados.

Em países como Chile, onde tal mudança foi implantada pelo general-torturador Augusto Pinochet há mais de 30 anos, os resultados estão sendo colhidos e conhecidos agora: 90,9% dos que se aposentaram no regime de capitalização recebem menos de 50% do salário mínimo e estão condenados à pobreza extrema.

Mulheres

A reforma da Previdência de Bolsonaro ataca principalmente as mulheres. Além de terem de trabalhar mais dez anos para se aposentar, as mulheres terão de contribuir obrigatoriamente cinco anos a mais para garantir o acesso a 80% do benefício previdenciário. Para ter direito ao valor integral, a contribuição mínima passará dos atuais 25 anos para 40 anos, totalizando 15 anos a mais de contribuição.

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no futuro, 47,3% das mulheres não vão alcançar os 25 anos de contribuição. Para os homens, esse percentual será de 30%.

Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450