Santo André, * *
Por: Vanessa Barboza, Redação Sindserv Santo André
Publicação: 30/11/2018
Painel da votação da Câmara (Fotos: Mídia Consulte)
A noite de quinta-feira (29) foi histórica para os servidores e servidoras andreenses. Após a pressão e mobilizações organizadas pelo Sindserv Santo André ao longo do ano, a Câmara dos Vereadores aprovou, por 12 votos a favor e 6 contra, a emenda 47/18 para reclassificação salarial de todas as categorias do serviço público andreense.
Com plenário da Casa do Povo lotado, a votação foi aguardada com muita expectativa pelos servidores e servidoras, que estavam munidos com faixas e cartazes, e clamaram em alto e bom som em um só coro “aprova já” para os vereadores. Seis dos parlamentares foram contra a emenda ou se ausentaram na hora da votação, mas os servidores andreenses têm memória e nas próximas eleições já sabem quem não está ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras que tanto fazem pela cidade.
"Aprova já" clamam os servidores durante ato do Sindserv Santo André na Câmara (frame vídeo/Mídia Consulte)
A luta continua
Essa batalha foi vencida e a emenda agora segue para aprovação do prefeito Paulo Serra. “É uma vitória de todos os servidores e servidoras que, junto com o Sindserv Santo André, se empenharam nesta importante reivindicação. Vamos seguir pressionando o prefeito para não vetar. A luta é árdua, mas vamos seguir até a vitória”, destaca a direção do Sindicato.
Tribuna Livre
Após a grande vitória, três categorias, auxiliar de enfermagem, operacional e dentista, fizeram o uso da Tribuna na noite de quinta-feira (29).
Cicinho, servente geral
Servidor há 28 anos, Cícero, mais conhecido como Cicinho, servente geral na Prefeitura, discursou na Tribuna e agradeceu aos vereadores por terem aprovado a emenda para a reclassificação de todas as categorias. "O projeto foi encaminhado, mas vamos querer ele de volta aqui. Se o prefeito não aprovar vamos até a casa dele cobrar", destacou.
Ele também agradeceu o Sindicato pelo apoio na luta e parabenizou o Sindserv Santo André pelos seus 30 anos. "Essa gestão que está à frente do nosso Sindicato está fazendo história", finalizou.
Lenemar, dentista
A dentista Lenemar cobrou a reclassificação e valorização da categoria, que cuida da saúde bucal andreense. "Por conta da defasagem salarial, temos que fazer mais de um turno para complementar a renda e a demanda só vem aumentando. "Nosso trabalho exige muita habilidade e aperfeiçoamento por meio de aprendizado contínuo", salientou.
A profissional pontuou também que o salário base em Santo André é de apenas R$2,692. Em cidades como Araçatuba e Lorena os dentistas ganham entre 30% a 47% a mais. “Além disso, os dentistas contratados pela Fundação ABC recebem muito mais que nós dentistas estatutários contratados por concurso público. Como um salário de um dentista que é contratado há décadas pode ser menor que um recém contratado?”, questionou. A categoria reivindica mudança da tabela 13 para 15.
Lincon Santos, diretor do Sindicato e auxiliar de enfermagem
Lincon Santos, diretor do Sindicato e auxiliar de enfermagem, agradeceu aos vereadores pela aprovação da emenda para reclassificação e enfatizou a necessidade da criação do cargo de técnico de enfermagem. "No futuro breve, o auxiliar de enfermagem vai ser extinto. Isso já foi avisado pelo COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), para as instituições públicas e privadas. Santo André ainda não adequou essa condição", pontuou.
O dirigente também cobrou a abertura de concursos públicos para o cargo, pois muitos terceirizados estão exercendo a função e apoio e respeito aos funcionários da UPA Bangu, Vila Luzita e em todos os locais de trabalho, que constantemente são vítimas de assédio por parte das chefias.
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima