Santo André, * *

Outubro Rosa: Sindserv Santo André realiza palestras sobre prevenção e direitos do paciente com câncer
A atividade reuniu servidoras de várias autarquias da ativa e aposentadas e foi organizada pelas mulheres dirigentes do Sindicato

Por: Viviane Barbosa e Vanessa Barboza, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 29/10/2018

Imagem de Outubro Rosa: Sindserv Santo André realiza palestras sobre prevenção e direitos do paciente com câncer

Especialista em direito, a advogada, Dra Andreina Bravo - foto: Mídia Consulte

Conscientização sobre os direitos do paciente com câncer, orientações médicas e prevenção foram os principais temas que marcaram as palestras do “Outubro Rosa” do Sindserv Santo André, realizada no último dia 26 de outubro, na sede do Sindicato.

A atividade do Outubro Rosa reuniu servidoras de várias autarquias da ativa e aposentadas e foi organizada pelas mulheres dirigentes do Sindicato, Daisy Dias, Júnia Oliveira, Sônia Regina com apoio de Ana Paula Simeão, Hilda Arrais e Margarida Carlos.

Na abertura das palestras, a diretora do Sindserv Santo André, Daisy Dias Cunha, relembrou as lutas do Sindicato em defesa de uma assistência médica de qualidade, que contou com forte adesão dos servidores andreenses.

Ela reforçou que a luta do Sindserv é permanente para que assistência médica seja boa e de qualidade, destacou a importância de valorizar o Sistema Único de Saúde (SUS) e alertou sobre o retrocesso da  Emenda Constitucional 95, aprovada em 2016 pelo governo Temer, que fragiliza as políticas públicas ao impor limites nos investimentos públicos, como nas áreas de saúde e educação, para os próximos 20 anos.

“Para se ter uma ideia, 1 em cada 8 mulheres terá câncer de mama em alguma fase. Por isso é importante a prevenção e buscar tratamento na rede particular ou no SUS, que é um direito e um sistema de saúde muito importante para todos nós. Não concordamos com essa EC95  dos gastos, porque saúde e educação são investimentos”, frisa.


Foto: Egberto Lima/Mídia Consulte 
 

Direitos do paciente

Você sabia que o paciente com câncer tem direito ao transporte gratuito, como ônibus e até avião? Também não pode ser multado em dia de rodízio e até pode ter isenção do imposto de renda na aposentadoria?

Esses são alguns dos principais direitos dos pacientes com câncer que foram destacados pela especialista em direito, a advogada, Dra Andreina Bravo, durante a palestra sobre conscientização e prevenção do “Outubro Rosa”.

Além da importância dos direitos, outra convidada do Sindicato foi a médica cubana, Dra Yenicey Martinez, que abordou a prevenção, diagnóstico e o tratamento sobre o câncer de mama e sobre o câncer de colo de útero.

“Esses dois tumores são os que hoje mais afetam a população feminina. O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres”, explica.


Foto: Dra Yenicey Martinez - Egberto Lima/Mídia Consulte
 

Uma história de força e superação


Foto: Simone Lessa - crédito: Egberto Lima/Mídia Consulte 
 

Uma história emocionante que marcou a atividade do Outubro Rosa do Sindserv Santo André foi a da motorista escolar, Simone Lessa, que há três anos teve câncer de mama.
Ela contou sua história de superação e otimismo de como venceu essa doença.

“Quando descobri o nódulo cancerígeno na mama, tinha acabado de perder meu irmão. No total, foi 1 ano de tratamento. Fiz 14 quimioterapias, 30 radioterapias e 1 cirurgia. Não deixei a doença me abater, lutei e venci. Não tenho convênio médico e foi graças ao SUS, que fiz todo o meu tratamento e tomei os medicamentos. Até hoje vou ao hospital da mulher e todos lá me tratam com muito respeito e carinho”, emocionou-se.


Novembro Azul 

Agora em novembro é a vez da Campanha Novembro Azul, que iniciou em todo o país em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Todos os anos entidades da sociedade civil organizada realizam ações com o objetivo de abordar questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil e conscientizar o homem a ir ao médico.

O Novembro Azul já realizou 2,7 mil ações em diversas empresas durante a campanha, além de ter iluminado 44 prédios e monumentos em todo o país.
 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Encontro dos Servidores Pais e/ou Responsáveis PCDs da PMSA - 23 de março de 2024 - Fotos: Valdir Lopes