Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, Redação Sindserv Santo André
Publicação: 04/10/2018
Foto: Sindicato
Com a finalidade de avançar na reclassificação salarial e na elaboração de um Estatuto, a Comissão de Agentes de trânsito e Transporte e o Sindserv Santo André estão promovendo um Ciclo de Palestras com especialistas, acadêmicos e gestores públicos.
A primeira atividade aconteceu, no dia 29 de setembro, na sede do IPSA (local dos próximos eventos, ver abaixo) e abordou o tema “Mobilidade e Segurança”.
O Secretário de Mobilidade Urbana de Santo André, Edilson Factori, e o professor da Universidade Federal do ABC (UFBC), Humberto de Paiva Jr foram os palestrantes convidados.
Factori falou sobre a estrutura da Secretaria, dos departamentos e apresentou as demandas para os próximos anos, que englobam a melhoria do transporte público, novas obras para a melhoria do trânsito na região.
O Secretário também destacou a importância da qualificação do agente de trânsito e transportes e se comprometeu com os trabalhadores e Sindicato a conversar com o prefeito Paulo Serra sobre a criação do Estatuto da categoria.
O professor Humberto apresentou uma pesquisa acadêmica sobre mobilidade para Santo André e após sugestão dos agentes ficou encaminhado a criação de um curso de formação, que seria promovido pela UFABC em parceria com o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET).
Apoio
Há 28 anos no DET, o agente de trânsito, Ademir de Oliveira
Clemente, que faz parte da Comissão, elogiou a
participação do Sindserv Santo André na organização das
lutas do movimento, destacando que tem sido essencial. “Sem o apoio
do Sindicato não teríamos conseguido a metade”, enfatiza.
Segundo a Comissão, cerca de 112 agentes de trânsito e transporte reivindicam a reclassificação salarial, a valorização nos salários.
“Hoje os agentes antigos recebem recebem gratificação. Mas têm casos que não recebem. Precisamos da reclassificação para estarmos todos no mesmo patamar” explica.
No dia a dia, Ademir conta que os agentes enfrentam uma série de problemas como: alta demanda, baixo número de agentes para o atendimento; infratores contumazes (que desrespeitam a lei e agridem os profissionais), além do atendimento de ocorrências em locais de risco, acidentes de carro e com os motoqueiros.
Debates continuam no dia 20/10
Com o apoio do Sindserv, estão agendadas palestras nos dias: 20/10 (Reforma Administrativa); 10/11 (Legislação) e 24/11 (Código de Ética).
No dia 20 de outubro, está confirmada a presença do especialista Eduardo Alves, Doutor em Psicologia de Trânsito, que abordará a saúde do trabalhador.
No dia 10 de novembro, participarão a professora, Maria da Penha, que trabalhou na elaboração do Código Nacional de Trânsito e o especialista de Guarulhos, Márcio Pereira, que falará sobre as experiências dos estatutos dos agentes de trânsito nas cidades de Brasília, Goiânia, Guarulhos e João Pessoa.
No dia 24/11, participará um especialista em questões jurídicas.
As palestras caem nos sábados e são realizadas na sede do IPSA, localizada à Rua Pref. Justino Paixão, 85 – Centro.
Prazo Estatuto
A expectativa é que até o final desse ano, a Comissão e o Sindicato
apresentem ao Prefeito Paulo Serra a proposta de um projeto
de lei sobre a criação do Estatuto dos agentes de trânsito de Santo
André.
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima