Santo André, * *

Sindserv comemora Mês da Mulher com café da manhã especial para as servidoras
Atividade será realizada nesta sexta-feira (16), às 9h, na sede do Sindicato

Por: Redação Sindserv Santo André
Publicação: 14/03/2018

Imagem de Sindserv comemora Mês da Mulher com café da manhã especial para as servidoras

Arte: Mídia Consulte

O Sindserv Santo André convida todas as servidoras para participarem nesta sexta-feira (16) de um café da manhã especial em homenagem ao Mês Internacional de Lutas das Mulheres. A atividade será realizada às 9h, na sede do Sindicato (Rua da Catequese, 756). Participe! 

Origem do 8 de março

O dia 8 de março é uma data que remete à luta mundial feminina por melhores condições de trabalho e por sociedades mais justas e iguali­tárias.

A partir da Revolução Francesa, em 1789, as mulheres passaram a atuar na sociedade de forma mais significativa, reivindicando a partici­pação política, o acesso à educa­ção e à igualdade de direitos.

Na segunda metade do século XVIII, o uso da mão de obra feminina pelas indústrias, como forma de ba­ratear os salários, inseriu as mulheres no mundo do trabalho. Elas chega­ram a trabalhar até 17 horas diárias, em condições insalubres, subme­tidas à violência física e ameaças sexuais constantes, além de ganhar salários 60% menores que o dos ho­mens.

Um dos grandes estopins contra essas condições degradantes acon­teceu em março 1857, quando 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, cruzaram os braços pelo di­reito à jornada de 10 horas.

Reprimi­das de forma violenta pela polícia, as trabalhadoras se refugiaram nas dependências da fábrica. No dia 8 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas da fá­brica e atearam fogo. Asfixiadas, as tecelãs morreram carbonizadas.

Em 1911, como homenagem à luta e à resistência dessas operárias, a data passou a ser declarada Dia Internacional das Mulheres.

 

 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal