Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, Redação Mídia Consulte
Publicação: 27/06/2017
Foto: Dino Santos/Mídia Consulte
A Campanha Salarial dos servidores de Santo André teve novos desdobramentos depois da Assembleia Geral Ordinária, que lotou na noite de segunda-feira (26) o anfiteatro da Câmara Municipal.
Após protestos nas redes sociais e do “apitaço” no Paço que mostraram a indignação da categoria sobre o “0% de reajuste”, o prefeito Paulo Serra voltou atrás e se comprometeu com a Comissão de Servidores associados (abaixo os nomes) em reunião de negociação, realizada na segunda (26), em garantir, durante o governo, a reposição da inflação do presente ano. No entanto, a Prefeitura propôs um prazo de 60 dias para estudar um cronograma de como faria esse pagamento.
A maioria da categoria rejeitou aguardar esse prazo e condição e decretou “estado de greve” a partir desta terça-feira (27). Outro encaminhamento aprovado foi a formação de uma Comissão de Mobilização.
Durante a assembleia, a Comissão de Servidores leu uma “carta compromisso do Prefeito”, na qual ele afirmou que vai “repor” toda a perda salarial acumulada da categoria e que no seu governo não “haverá perda salarial”.
A Comissão luta pelo reajuste de 15,57% nos salários e demais
benefícios, - índice que engloba a reposição da inflação de 4,57%
projetada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido
pelo IBGE, e 11% referente à reposição das perdas a partir de 1º de
abril de 2017 sobre os vencimentos vigentes em 31 de março de 2017.
Foto: Ricardo Trida/PSA
Marmitex e outras reivindicações
Outro tema debatido foi o fornecimento das marmitex, que hoje são alvos de muitas críticas em razão do péssimo estado. A categoria reivindica o direito ao Vale-Refeição, mas a Administração alega impacto no aumento dos custos e informou que está fazendo estudos. A Comissão pleiteou que essa análise seja aberta aos servidores, para que possam fazer sugestões.
Segundo a Comissão, a Prefeitura apresentou em sua contraproposta estender aos pais de filhos com necessidades especiais o direito ao auxílio baba e creche. O pagamento da primeira parcela do 13º salário em 30 de junho, reivindicação da pauta dos trabalhadores , foi atendido.
Os trabalhadores querem que o aumento salarial seja pago de forma integral, imediata e que sejam mantidos todos os direitos assegurados no Acordo Coletivo de Trabalho.
Adesão à Greve Geral do dia 30 de junho
Antes do final da assembleia, os servidores colocaram em votação a participação na Greve Geral convocada por centrais sindicais e movimentos sociais para esta sexta-feira, 30 de junho.
A maioria aprovou a adesão à paralisação que é contra a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária, propostas pelo governo federal, no Congresso Nacional. Na opinião de vários trabalhadores essas reformas são nefastas para o funcionalismo público e toda classe trabalhadora, porque vão retirar e destruir conquistas históricas, além de dificultar o direito à aposentaria.
O administrador judicial do Sindserv Santo André, Dr. Marco Antonio Lauria, enviará nesta terça (27) ofício à Administração Municipal comunicando com antecedência de 72 horas – conforme determina a Lei de Greve e por se tratar de um serviço essencial à população -- a greve do funcionalismo andreense.
Reunião da Comissão de Mobilização
A Comissão de Mobilização vai se reunir nesta quarta-feira (28), às 18h, na sede do Sindserv para organizar a categoria sobre o estado de greve da Campanha Salarial.
A Prefeitura também tomará conhecimento dessa decisão soberana aprovada pela categoria. Por enquanto, não há uma nova data de reunião de negociação com a Administração Municipal.
A data-base do funcionalismo andreense venceu em 1º de abril e estão em Campanha cerca de 15 mil trabalhadores entre ativos e inativos.
Comissão de Negociação de Servidores
Daisy Dias Cunha (Educação)
Fabio Lima Fraga França (Trânsito)
Francisco José Henrique da Silva (Sosp)
José Pedro da Silva (Guarda Municipal)
Roberto Vieira da Silva (Semasa)
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima