Santo André, * *

Alimentação Saudável e Segurança Alimentar é tema de palestra da SIPAT
 A diretora do Sindserv Santo André e nutricionista da Prefeitura de Santo André, Bruna Rubia, falou sobre o tema

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 30/11/2022

Imagem de Alimentação Saudável e Segurança Alimentar é tema de palestra da SIPAT

Bruna durante palestra na SIPAT - foto: Sindicato

 A diretora do Sindserv Santo André e nutricionista, Bruna Rubia e a nutricionista Priscila Poltronieri proferiram palestras sobre "Alimentação Saudável e Segurança Alimentar" nesta quarta-feira (30) no evento da SIPAT 2022. Os servidores acompanharam as apresentações no auditório Heleny Guariba.

"A alimentação saudável vai além da capacidade de manter o corpo vivo. Ela tem papel essencial na saúde de todos. É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira, inclusive prevenindo contra doenças como: anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) entre  outras. Uma boa nutrição, vinda da alimentação adequada, resulta na qualidade de vida", explica Bruna.

A diretora disse que caso uma pessoa não consuma um determinado grupo alimentar, como os legumes, por exemplo, o corpo vai ficando cada vez mais deficiente dos nutrientes que os legumes fornecem. Essa privação durante muito tempo pode trazer problemas sérios para a saúde. "Um exemplo dessa condição seria a osteoporose, que deriva, entre outros fatores, da deficiência de cálcio no organismo", conta

Bruna relata que é comum que pessoas acima do peso adotem dietas que entram e saem de moda, como a da proteína, mas antes de seguir qualquer uma delas, é imprescindível consultar a opinião de um nutricionista pois cada organismo é único e deve ser entendido de forma profunda para que o profissional relacione o tipo de alimento que é melhor para ele.

Consulte um nutricionista 
É importante consultar um nutricionista que irá analisar o histórico de saúde de cada pessoa e se achar necessário solicitará os exames específicos.

"Só depois de saber os resultados ele irá montar um plano de alimentação adequado, levando em consideração todas as necessidades daquele paciente e focando no que será efetivo no caso dele. Uma vida só é vivida com qualidade se a alimentação não afetar a saúde. Alimentos gordurosos, açucarados ou com muito sódio podem até ser gostosos, mas, quando consumidos em excesso, afetam o organismo de muitas maneiras e são a porta de entrada para complicações graves, podendo levar ocasionar diversas doenças", alerta.

Outro tema abordado pelas especialistas no evento tratou sobre a Segurança Alimentar, conceito que significa o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

As palestras da SIPAT terminam nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro.

 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Esquenta da Campanha Salarial 2023 com entrega de Estopim e formulário de sugestões - 02 de fevereiro de 2023 - Fotos Valdir Lopes