Santo André, * *

Sindserv pede providências da Secretaria de Educação sobre condições de trabalho da EMEIEF Cândido Portinari 
A vistoria do Sindicato à unidade escolar aconteceu no dia 24 de fevereiro.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 10/03/2022

Imagem de Sindserv pede providências da Secretaria de Educação sobre condições de trabalho da EMEIEF Cândido Portinari 

Laudo do Sindserv

O Departamento de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do Sindserv Santo André encaminhou na última sexta-feira (3) para Secretaria de Educação laudo técnico sobre as condições de trabalho na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Cândido Portinari.

A vistoria do Sindicato à unidade escolar aconteceu no dia 24 de fevereiro. O diretor do Departamento do Sindicato, Alan José Duarte, e o engenheiro do Trabalho, Sergio Ogata Junior foram ao local e constataram que a unidade escolar não está atendendo à legislação vigente no que tange às Normas Regulamentadoras do Trabalho (NRs), que asseguram o adicional de periculosidade devido às condições ambientais de trabalho.

No documento, o Sindicato registrou imagens dos locais na EMEIEF Cândido Portinari que mostram os servidores e servidoras trabalhando expostos a agentes inflamáveis, que colocam em risco sua saúde.

"Essa situação faz jus ao pagamento do adicional de periculosidade de 30%. Os equipamentos utilizados devem apresentar condições adequadas e seguras para o uso, sento pertinentes as correções imediatas dos itens citados no relatório, a fim de precaver danos graves à integridade física dos servidores”, explica o diretor Duarte.

O laudo do Sindserv Santo André também apontou que a situação das servidoras do setor de Cozinha é bastante preocupante. “Observamos que as trabalhadoras estão expostas aos efeitos da periculosidade por agentes inflamáveis, que deveriam ser armazenados distantes, ou seja, a mais de três metros das áreas de passagem e uso comum, a fim de evitar acidentes graves”, informa o sindicalista.

Nas recomendações apresentadas à Secretaria de Educação, o Sindicato disse que os trabalhadores da EMEIEF estão cientes de como procederem em caso de emergência, no entanto, é fundamental que sejam realizados treinamentos periódicos de evacuação do prédio, além de uma brigada de incêndio formada e treinada para atendimento e combate a possíveis eventos emergenciais.

Providências

O Sindserv Santo André aguarda um posicionamento da Secretaria de Educação para que sejam adotadas medidas que garantam um ambiente de trabalho seguro na EMEIEF Cândido Portinari.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal