Santo André, * *

Saque do fundo PIS/Pasep é liberado para todas as idades
O saque das cotas para quem tem menos de 60 anos começa nesta segunda-feira (18) e vai até 28 de setembro

Por: Redação Sindserv Santo André
Publicação: 18/06/2018

Imagem de Saque do fundo PIS/Pasep é liberado para todas as idades

divulgação

Foi sancionado pelo presidente da República na quarta-feira (13) a lei que estende o saque das cotas do Fundo PIS/Pasep para cotistas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988. A medida é válida até 28 de setembro.

Até a sanção da lei, a idade mínima para sacar o dinheiro era de 70 anos, mas já estava em vigor uma medida provisória que reduz esse limite para 60 anos. O texto sancionado pelo presidente já havia sido aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Agora, a idade deixa temporariamente de ser um dos critérios para sacar as cotas. Com isso, até 28 de setembro, cerca de 16 milhões de pessoas com menos de 60 anos que têm um total de R$ 16 bilhões no fundo também poderão sacar esses valores. Depois dessa data, só poderá sacar quem tiver 60 anos ou mais.

Quando sacar?

O saque das cotas para quem tem menos de 60 anos começa nesta segunda-feira (18) e vai até 28 de setembro. Veja o calendário para sacar o dinheiro do fundo:

* 18 de junho: pode sacar quem tem 57 anos ou mais (não recebem rendimento anual)

* 30 de junho a 7 de agosto: saque interrompido para cálculo dos rendimentos anuais das cotas 8 de agosto: liberação de saque para cotistas de todas as idades que possuem contas na Caixa (PIS) e no Banco do Brasil (Pasep). Cotistas a partir de 57 anos continuam podendo sacar, agora com o rendimento anual.

* 14 de agosto: saque liberado para cotistas de qualquer idade que tenham conta em outros bancos.

* 29 de setembro: pagamento volta a ser feito apenas aos cotistas que atendem aos critérios habituais de saque (leia mais abaixo).

Os pagamentos dos rendimentos do fundo PIS/Pasep são feitos uma única vez ao ano, sempre ao final de junho. A partir de 8 de agosto, todos recebem o pagamento com o rendimento anual. Quem sacar antes disso, portanto, não recebe o rendimento.

“[As cotas do PIS/Pasep] são contas que estão sem movimentação já há 30 anos, só com a correção, e que tinham condições de saque muito restritivas”, afirmou o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Gleisson Rubin.

As COTAS são diferentes do abono do PIS/Pasep.

O saque do Fundo PIS/Pasep é diferente do abono salarial pago todos os anos para quem recebe até dois salários mínimos. Quem trabalhou pelo menos um mês em 2016 tem até o fim do mês para sacar o dinheiro do abono, que é de até um salário mínimo (R$ 954,00).

Como consultar o valor

Para o PIS (trabalhadores de empresas privadas)

 É possível fazer a consulta pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800-726-0207. O banco também oferece o aplicativo Caixa Trabalhador como opção.

Atenção: é preciso informar o número do NIS. Ele pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Também é necessário cadastrar uma senha de internet.

– Quem tem a senha do Cartão do Cidadão:

1 – Acesse esse https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01

2 – Digite o número do seu NIS.

3 – Clique no botão “Cadastrar Senha”.

4 – Leia o contrato de prestação de serviços e clique em “Aceito”.

5 – Informe a senha do Cartão do Cidadão e a senha de internet que quer cadastrar.

 

– Quem não tem a senha do Cartão do Cidadão:

1 – Acesse esse site https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01

2 – Digite o número do seu NIS.

3 – Clique no botão “Cadastrar Senha”.

4 – Leia o contrato de prestação de serviços e clique em “Aceito”.

5 – Preencha os dados solicitados e clique em “Confirmar”.

6 – Cadastre a senha desejada e clique em “Confirmar”.

7 – Se tiver o Cartão do Cidadão, faça o pré-cadastramento da senha pelo telefone 0800-726-0207.

 

Para finalizar o cadastro, é preciso ir a uma lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, será preciso ir a uma agência da Caixa.

 

O que é o Fundo PIS/Pasep?

De 1971 até 1988, as empresas e órgãos públicos depositavam dinheiro no Fundo PIS/Pasep em nome de cada um dos seus funcionários e servidores contratados. Cada trabalhador, então, era dono de uma parte (cota) no fundo.

Portanto, quem trabalhou como contratado em uma empresa ou servidor público antes de 4 de outubro de 1988 tem uma conta do PIS/Pasep.

 

Depois de 28 de setembro, quem poderá sacar?

Após 28 de setembro, voltam a valer os critérios habituais para o pagamento das cotas do Fundo PIS/Pasep. Quem perder o prazo só poderá sacar o dinheiro se preencher pelo menos um dos seguintes requisitos:

* 60 anos de idade ou mais.

* estar aposentado.

* invalidez.

* doenças graves.

* participantes do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

* em caso de morte do trabalhador, a família pode sacar.

 

Quem trabalhou depois de 1988 tem direito?

 

Não. A partir de outubro de 1988, os trabalhadores deixaram de ter contas individuais do Fundo PIS/Pasep. Desde então, o dinheiro arrecadado vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que é usado para pagar benefícios como seguro-desemprego e abono salarial.

 

Herdeiros podem sacar?

 

Para herdeiros de cotistas que morreram, o saque pode ser feito independentemente do calendário. Basta ir a qualquer agência da Caixa (se o titular tiver trabalhado em empresa privada) ou do Banco do Brasil (se for servidor) portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove a condição de herdeiro, para realizar o saque.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Encontro dos Servidores Pais e/ou Responsáveis PCDs da PMSA - 23 de março de 2024 - Fotos: Valdir Lopes