Santo André, * *

Cartilha defende a água como bem público
Publicação contribui com o debate diante da eminência de privatização total de empresas como a Sabesp

Por: Rafael Silva- CUT São Paulo
Publicação: 06/06/2018

Imagem de Cartilha defende a água como bem público

Capa da publicação

Nos últimos tempos tem ganhado força os discursos e tentativas, por parte dos atuais governos, de todas as esferas, de privatizar as empresas públicas. Situação que, quando ocorre, significa só dor de cabeça para a população: tarifas altas, falta de transparência na gestão, serviços ineficientes, entre outras questões.

Como a água está na mira dos setores que a visam como lucro, coletivos e organizações tem promovido uma intensa agenda de ações para denunciar e impedir a entrega desse bem que é essencial na vida das pessoas.

A CUT-SP, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem contribuído nesse debate e, na terça (5), lançou a cartilha “Água no estado de São Paulo: Direito, não mercadoria! Contribuições para o debate com sindicatos e sociedade”, em atividade realizada na Assembleia Legislativa, a pedido do deputado estadual Carlos Neder (PT).

A publicação é resultado de uma parceria com a Friedrich-Ebert-Stiftung (FES) e tem como objetivo mostrar o descaso do governo estadual nesta questão e disseminar a compreensão de que a água é um direito e de que o seu acesso – universal, seguro e com qualidade aceitável – será melhor garantido por meio de serviços públicos, com participação popular e controle social.

O material foi elaborado a partir de levantamento bibliográfico, pesquisas de campo nas obras e equipamentos relacionados ao sistema de captação, tratamento e distribuição de água em São Paulo e entrevistas com trabalhadores, especialistas do setor e moradores de comunidades atingidas pela crise, pelas obras e pela lógica privada de gestão da água.

Apoio

A iniciativa também contou com apoio de entidades e espaços de articulação como o Fama (Fórum Alternativo Mundial da Água), o Coletivo de Luta pela Água, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Internacional de Serviços Públicos (ISP), a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), a Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo (Fetam-SP), o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep-SP) e o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema).

CLIQUE AQUI E BAIXE O PDF DA CARTILHA.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Encontro dos Servidores Pais e/ou Responsáveis PCDs da PMSA - 23 de março de 2024 - Fotos: Valdir Lopes